Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Pré-market vermelho: Ibovespa futuro recua na aberura com exterior mais negativo

26/03/2020 - 9:47
Ibovespa Mercados queda
Ibovespa terá dia difícil (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O contrato futuro do Ibovespa com vencimento mais curto recuava nos primeiros negócios desta quinta-feira, após duas altas seguidas, em sessão mais negativa nas praças acionárias no exterior, enquanto agentes financeiros continuam atentos a desdobramentos da pandemia do Covid-19.

Por volta de 09:40, o contrato do Ibovespa para abril caía 2,52%, a 72.720 pontos.

Nos Estados Unidos, o Senado aprovou por unanimidade um projeto de lei de 2 trilhões de dólares pra ajudar trabalhadores desempregados e indústrias afetadas pela epidemia do coronavírus, além de fornecer bilhões de dólares para comprar urgentemente equipamento médico necessário.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

A equipe da da XP Investimentos, contudo, chama a atenção para o relatório de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, que deve ter mostrado um salto em razão das fortes medidas para conter a pandemia do coronavírus, que levaram o país a uma parada súbita, provocando uma onda de dispensas.

De acordo com a mediana na pesquisa da Reuters com economistas, os pedidos iniciais provavelmente saltaram para uma taxa sazonalmente ajustada de 1 milhão na semana encerrada em 21 de março, o que ofuscará o recorde anterior de 695 mil em 1982. As estimativas na pesquisa chegaram aos 4 milhões.

No Brasil, uma bateria de resultados também deve repercutir, entre eles o de JBS, Via Varejo e Embraer, além de outras notícias corporativas , incluindo decisão da Petrobras de reduzir investimentos em 2020 e adiar pagamento de dividendos remanescentes aos acionistas.

Via Varejo Casas Bahia Ponto Frio
Dona da Casas Bahia e do Ponto Frio teve prejuízo no 4° trimestre de 2019 (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

Além disso, o Banco Central Banco Central cortou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) a zero em 2020, ante crescimento de 2,2% calculado em dezembro, citando impactos econômicos “expressivos” decorrentes da pandemia de coronavírus, conforme Relatório Trimestral de Inflação.

Já o O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), sinalizador do PIB, registrou alta de 0,24% em janeiro na comparação com o mês anterior, segundo dados dessazonalizados nesta quinta-feira.

Na véspera, o Ibovespa à vista  saltou 7,5%, a 74.955,57 pontos – na segunda alta seguida, o que não acontecia desde a virada do mês.

Leia mais sobre: Ações, Ibovespa, Mercados, Reuters

Última atualização por Lucas Simões - 26/03/2020 - 9:47