Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Pré-mercado: Em terra de Copom, quem sobe os juros é rei

04/08/2021 - 8:47
Na expectativa: o que nos espera no resultado do Copom de hoje? / Um Sonho Possível (2009)

Bom dia, pessoal!

Os investidores ficam na expectativa pelos dados de empregos dos EUA, que começam a ser divulgados hoje (4) e têm o grande desfecho, com seus números mais importantes, na sexta-feira (6).

Claro, como não poderia deixar de ser, duas coisas ainda chamam atenção:

i) a variante Delta do coronavírus se espalhando nos EUA, Europa, Ásia e, particularmente, na China; e

ii) o debate sobre aperto monetário nos países desenvolvidos.

Ao menos a temporada de resultados lá fora tem animado os mercados, com nove em cada dez empresas no índice S&P 500 registrando balanços que superaram as expectativas – vale lembrar que mais de cem empresas apresentarão dados esta semana.

A Europa abre a quarta-feira bem, mas não é acompanhada por futuros americanos.

A ver…

Elevação de 100 pontos-base é o que está no preço

O que ajudou a performance dos ativos de risco locais ontem (3) foi a garantia de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, de que o Congresso respeitará o teto de gastos, dispensando o risco de calote dos precatórios e descartando o novo Bolsa Família de R$ 400.

As sinalizações foram boas depois de um final de julho atribulado por questões fiscais mal explicadas.

Outra coisa que poderá dar um gás hoje é a votação da Medida Provisória que trata da melhoria do ambiente de negócios no país, aliviando um pouco a tensão de Brasília com o mercado.

Contudo, os grandes destaques do dia são:

i) a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), a ser divulgada depois do fechamento do mercado de hoje, que deverá elevar a Selic a 5,25%; e

ii) mais novidades sobre o projeto do Imposto de Renda, que segue com votação atrasada, causando preocupação pelos constantes ajustes.

Sobre o primeiro ponto, relacionado com o ambiente inflacionário, o ministro da Economia, Paulo Guedes, participará às 10 horas da 3ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), podendo ter alguma novidade sobre a possibilidade de crise energética que enfrentamos.

E esse emprego aí?

Os dados mensais da folha de pagamento dos EUA começam a ser divulgados, em uma bateria de números que vai até sexta-feira (6), quando encerra a semana com as apresentações mais relevantes.

Para os dados de hoje, há um temor de que a explosão da criação de negócios nos últimos 12 meses possa ser subnotificada.

A estimativa é de um ganho de 635 mil empregos no setor privado não agrícola, após um aumento de 692 mil em junho.

Os dados são relevantes para nortear o mercado sobre os próximos passos do Fed.

O vice-presidente do Federal Reserve, Richard Clarida, deverá falar sobre política monetária hoje – encontros como esse têm gerado volatilidade nos mercados por conta das mensagens diferentes passadas pelos membros da autoridade monetária.

Se os comentários se estenderem à política quantitativa (compra de títulos) ou à política regulatória, como sugeriu outro membro do Fed durante o fim de semana, os mercados provavelmente prestarão mais atenção.

Ponderações asiáticas

Continuamos a monitorar as possíveis regulações dos chineses sobre a indústria de jogos, movimento que tem chamado atenção desde segunda-feira (2).

Durante a noite, houve um abrandamento do tom por parte das autoridades asiáticas e da mídia, fato que reduziu os medos mais imediatos.

Contudo, é mais um lembrete dos riscos associados à regulamentação imprevisível na China.

Enquanto isso, surgem preocupações renovadas sobre a Covid-19 no gigante asiático.

Embora o surto recente na China seja pequeno, infectando centenas em vez de dezenas de milhares de pessoas, como visto em surtos de outros lugares, é de longe o pior que a China teve desde o surgimento da pandemia na cidade central de Wuhan, há um ano e meio.

As duras restrições de movimento e viagens já em vigor provavelmente trarão os resultados desejados, mas a variante Delta é um bicho particularmente escorregadio e haverá custo econômico nesse ínterim.

Anote aí!

Para hoje, além da continuidade da temporada de resultados com pesos pesados – por aqui, esperamos nomes como Gerdau, Banco do Brasil e Petrobras –, mais pesquisas de opinião sobre o sentimento empresarial estão por vir.

Pela manhã, na Europa, tivemos vendas no varejo e Índice dos Gerentes de Compra, que vieram abaixo do esperado, mas não impedem a alta dos mercados por lá.

Nos EUA, vale acompanhar as vendas de veículos leves para julho, com expectativa de um número anual ajustado sazonalmente de 15,3 milhões de veículos, contra 15,4 milhões em junho.

Fora isso, teremos também o Índice de Gerentes de Compras de Serviços para julho, com a estimativa de consenso em uma leitura de 60,8, em comparação com 60,1 de junho.

No Brasil, a Câmara pode votar Medida Provisória que renova o programa de redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho com o pagamento de um benefício emergencial aos trabalhadores.

Também consta da pauta o projeto que trata da privatização dos Correios.

A CPI da Pandemia ouve o tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco da Costa, que participou de um jantar onde teria sido feita a proposta de pagamento de propina na comercialização de doses da vacina AstraZeneca, mas o grande destaque do dia é o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) e sua taxa básica de juros (Selic).

Muda o que na minha vida?

Estima-se que a eficácia da vacina da Pfizer contra o coronavírus, que está estimada em algo como 96%, diminui em média 6% a cada dois meses, de acordo com a própria empresa, e a eficácia em grupos como idosos e imunocomprometidos diminui ainda mais rapidamente.

Como resultado, começa a ser recomendada uma terceira dose de sua vacina, que pode aumentar a proteção contra a variante Delta.

Dados preliminares sugerem que uma terceira dose pode elevar os níveis de anticorpos 5 a 10 vezes em relação ao protocolo de duas doses.

Outros pioneiros na campanha global de imunização, como AstraZeneca e Johnson & Johnson, ainda não viram evidências para apoiar a necessidade de doses de reforço – as duas gigantes adotam uma abordagem semelhante em sua tecnologia de vacina, usando vetores virais em vez do método com mRNA usado pela Pfizer e Moderna.

Existem duas dimensões para a imunidade:

i) os anticorpos, que diminuem com o tempo; e

ii) as chamadas células T, que tendem a proteger as pessoas contra doenças em suas formas mais graves, mas também oferecem durabilidade.

Segundo a AstraZeneca, a tecnologia que usa permite uma produção muito alta de células T, o que possibilita ter uma vacina durável que protege por um longo período.

Embora a Pfizer pretenda buscar autorização de uso de emergência para uma terceira dose no mês que vem, o FDA e o CDC atualmente consideram que uma dose adicional não é necessária, uma vez que os americanos que estão totalmente vacinados estão protegidos contra quadros graves e morte.

No Brasil, ainda precisamos imunizar com pelo menos duas doses a nossa população.

Entretanto, em 2022, quando estivermos começando um outro momento de vacinação no país, uma terceira dose poderá ser discutida, assim como fez Israel, que recomendou recentemente injeções de reforço para adultos mais velhos e para aqueles com sistema imunológico fraco, tornando-se uma das primeiras nações do mundo a aprovar formalmente uma terceira dose da vacina da Pfizer.

Daily Opportunity

A Empiricus publicou um relatório sobre o IPO de Oncoclínicas (ONCO3), disponível na plataforma da Vitreo.

Nele, a equipe analisa o racional por trás da oferta pública e recomenda a entrada no IPO.

Confira abaixo o relatório. A reserva deste IPO se encerra amanhã, dia 05/08.

[QUERO LER O RELATÓRIO]

Fique de olho!

Aqui está sua chance de buscar a multiplicação do seu dinheiro com o “Triple Halving” no mercado de ativos digitais.

Hoje, está acontecendo o que o especialista André Franco, da Empiricus, está chamando de “Triple Halving”. Basicamente, se trata de uma atualização de “software” da rede Ethereum, chamada EIP-1559.

De acordo com o André Franco, este evento pode produzir um efeito até três vezes maior do que aconteceu com o Halving do Bitcoin nos últimos anos.

Em novembro de 2012, quando aconteceu pela primeira vez a atualização na rede Bitcoin, a criptomoeda se valorizou em cerca de 8.400% em um ano, de acordo com a Messari.io.

O segundo Halving do Bitcoin aconteceu em julho de 2016. Esse movimento gerou 2.875% de valorização para o Bitcoin, em cerca de 12 meses após a atualização.

E adivinha? Da mesma forma que ocorreu das outras vezes, em maio de 2020 teve o terceiro Halving, e a moeda subiu mais de 500%, conforme os dados da plataforma Messari.io. Lembrando que retornos passados não garantem retorno futuro.

Mas, acontecimentos como o Halving não afetam apenas a moeda diretamente relacionada a ele, mas todo o mercado de ativos digitais.

Por isso, é de suma importância você aproveitar a atualização da rede Ethereum de hoje, para se posicionar por meio do nosso fundo Bitcoin DeFi.

Com o nosso fundo, você pode se posicionar de forma simples e segura, sem precisar abrir conta no exterior e sem precisar de carteiras digitais.

Tudo é feito em poucos cliques.

Você continuará investindo em reais e declarando o seu imposto de renda como você sempre fez.

Por acaso, você gostaria de ter a chance de multiplicar o seu dinheiro com essa oportunidade?

Saiba que você está muito perto de concretizar isso.

Com apenas um clique no botão abaixo, você poderá investir no fundo Bitcoin DeFi, a partir de apenas R$ 100.

[QUERO INVESTIR NO BITCOIN DEFI]

Atenção:

  • Não deixe de ler o regulamento do fundo e seus fatores de risco antes de investir. Retornos passados não garantem retornos futuros.
  • Antes de investir, verifique se o apetite a risco do fundo está em linha com o seu perfil de investimento.
  • As rentabilidades apresentadas nas comunicações da Vitreo não são líquidas de impostos.
  • A aplicação em fundos de investimento não conta com a garantia do FGC, de qualquer mecanismo de seguros ou dos prestadores de serviço do fundo.

Um abraço,

Jojo Wachsmann

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 04/08/2021 - 8:47

Cotações Crypto
Pela Web