Mercados

Preços do petróleo caem quase 2%, com esperança de fim de ataques no Mar Vermelho

27 dez 2023, 18:10 - atualizado em 27 dez 2023, 18:22
preço do petróleo sofre quedas ataque mar vermelho
Preço do petróleo anulou ganhos de ontem, com menor temor de novos ataques no Mar Vermelho (Imagem: Getty Images Signature/Canva)

Nesta quarta-feira (27), os preços dos barris de petróleo Brent Crude (ICE) e West Texas Intermediate (WTI) caíram quase 2%, anulando os ganhos de ontem. O Brent recuou 1,62%, para US$ 79,54 por barril, enquanto o WTI teve uma queda de 1,93%, terminando o dia em US$ 74.11.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A queda reflete a esperança do mercado de que o reforço do patrulhamento na região do Mar Vermelho, com o envio de uma força-tarefa multinacional, reduza os ataques contra navios-petroleiros, lançados por milícias houthis do Iêmen.

Os ataques da etnia muçulmana visam dificultar o trânsito de embarcações pelo Canal de Suez, numa tentativa de asfixiar a economia de Israel na guerra contra o Hamas. Apenas ajuda humanitária está autorizada a trafegar pelo espaço.

Petróleo recua, de olho nos navios da Maersk

Apesar do cenário turbulento no local, a Maersk programou viagens pelo Canal de Suez, situado entre os mares Vermelho e Mediterrâneo, para as próximas semanas. Outra companhia que acompanhou a norueguesa foi a francesa CMA CGM, que reforçou a força-tarefa no local para continuar seu trajeto pela região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Acho que teremos de esperar para ver se o aumento das patrulhas navais e o redirecionamento dos navios levarão a uma diminuição dos ataques”, disse Callum Macpherson, chefe de commodities da Investec, à agência de notícias Reuters.

Os índices de referência do Brent e do WTI subiram mais de 2% na sessão anterior, uma vez que os últimos ataques a navios no Mar Vermelho provocaram temores de interrupções na navegação.

A perspectiva de uma campanha militar israelense prolongada em Gaza continuou a ser um dos principais impulsionadores do sentimento do mercado.

(Com informações da Reuters)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar