Mercados

Preços do petróleo caem quase 2%, com esperança de fim de ataques no Mar Vermelho

27 dez 2023, 18:10 - atualizado em 27 dez 2023, 18:22
preço do petróleo sofre quedas ataque mar vermelho
Preço do petróleo anulou ganhos de ontem, com menor temor de novos ataques no Mar Vermelho (Imagem: Getty Images Signature/Canva)

Nesta quarta-feira (27), os preços dos barris de petróleo Brent Crude (ICE) e West Texas Intermediate (WTI) caíram quase 2%, anulando os ganhos de ontem. O Brent recuou 1,62%, para US$ 79,54 por barril, enquanto o WTI teve uma queda de 1,93%, terminando o dia em US$ 74.11.

A queda reflete a esperança do mercado de que o reforço do patrulhamento na região do Mar Vermelho, com o envio de uma força-tarefa multinacional, reduza os ataques contra navios-petroleiros, lançados por milícias houthis do Iêmen.

Os ataques da etnia muçulmana visam dificultar o trânsito de embarcações pelo Canal de Suez, numa tentativa de asfixiar a economia de Israel na guerra contra o Hamas. Apenas ajuda humanitária está autorizada a trafegar pelo espaço.

Petróleo recua, de olho nos navios da Maersk

Apesar do cenário turbulento no local, a Maersk programou viagens pelo Canal de Suez, situado entre os mares Vermelho e Mediterrâneo, para as próximas semanas. Outra companhia que acompanhou a norueguesa foi a francesa CMA CGM, que reforçou a força-tarefa no local para continuar seu trajeto pela região.

“Acho que teremos de esperar para ver se o aumento das patrulhas navais e o redirecionamento dos navios levarão a uma diminuição dos ataques”, disse Callum Macpherson, chefe de commodities da Investec, à agência de notícias Reuters.

Os índices de referência do Brent e do WTI subiram mais de 2% na sessão anterior, uma vez que os últimos ataques a navios no Mar Vermelho provocaram temores de interrupções na navegação.

A perspectiva de uma campanha militar israelense prolongada em Gaza continuou a ser um dos principais impulsionadores do sentimento do mercado.

(Com informações da Reuters)

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.