Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Preço do petróleo caiu? compre dólares, afirma SocGen

10/03/2020 - 12:03
Dólar
O colapso do preço do petróleo em 2014 e 2015 é uma boa referência para entender o que acontece hoje, diz Daw (Imagem: REUTERS/Gary Cameron)

Quando os preços do petróleo caem, não importa se um mercado emergente é importador da commodity ou não: o melhor e mais simples negócio é comprar dólares.

Essa é a avaliação do Société Générale sobre grandes choques de petróleo, como o ocorrido na segunda-feira. Mesmo com a recuperação dos mercados na terça-feira, o banco mantém sua visão baixista de longo prazo para moedas de mercados emergentes, já que a queda no petróleo atinge um mercado que já estava combalido por conta do surto de coronavírus.

“O risco de estresse adicional no mercado está aumentando”, disse em relatório Jason Daw, chefe de estratégia de mercados emergentes do banco em Cingapura. “As recuperações ocorrerão devido à velocidade da deterioração dos ativos de risco, mas mantemos nossas principais posições baixistas no mercado de câmbio.”

O colapso do preço do petróleo em 2014 e 2015 é uma boa referência para entender o que acontece hoje, diz Daw. Naquela época, praticamente todas as moedas de mercados emergentes foram afetadas, independentemente de serem exportadores ou importadores de energia. Nessas horas, o dólar tende a se fortalecer, o que pesa sobre todos os ativos.

Até que “suporte político suficiente” seja proporcionado pelos governos ou até que o fluxo de notícias sobre o coronavírus melhore, não vale a pena apostar em moedas de países em desenvolvimento.

“Nesse mercado, o melhor é estar investido em dólar e volatilidade”, escreveu Daw.

Última atualização por Vitória Fernandes - 10/03/2020 - 12:03

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web