Preço do token STEEM aumentou após anúncio do novo blockchain Hive

Messari
19/03/2020 - 8:25
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Aumento de preço é comum de outras moedas quando uma bifurcação de rede está prestes a acontecer, conforme usuários tentam capitalizar na promessa dos pagamentos “gratuitos” dos airdrops (Imagem: Crypto Times)

Membros da comunidade Steem planejam lançar uma nova rede, chamada Hive, nesta sexta-feira em uma tentativa de migrar do arruinado blockchain Steem.

Sendo uma bifurcação de seu antecessor Steem, Hive realizará “airdrops” (envio de tokens gratuitos para endereços de carteira a fim de promover a conscientização do novo blockchain) de seus tokens nativos HIVE (além de hive dollars) para todas as contas existentes da Steem, exceto pelas contas associadas à Steemit Inc., cujo aplicativo de distribuição de conteúdo agora pertence à Tron Foundation.

O novo blockchain também apresentará uma atualização do sistema de governança “on-chain” da Steem, exigindo que usuários travem seus tokens durante 30 dias antes de participarem em votos de governança.

O preço do STEEM aumentou desde o anúncio sobre o Hive. Esse aumento de preço é comum de outras moedas quando uma bifurcação de rede está prestes a acontecer, conforme usuários tentam capitalizar na promessa dos pagamentos “gratuitos” dos airdrops.

Mas a maioria dos tokens (e não todos) passam por uma queda significativa na demanda de investidores e usuários pós-bifurcação.

Gráfico do desempenho do token STEEM (Imagem: OnChainFX/Messari)

Essa divisão é resultado de uma guerra constante entre a Tron Foundation e a comunidade Steem.

Após Tron adquirir Steemit em fevereiro, as “testemunhas” (“witnesses”), validadores da Steem, votaram em retirar os direitos de governança dos tokens STEEM recém-adquiridos pela Tron como uma “medida protetiva”.

Supostamente, Tron revidou ao coordenar apoio suficiente para reverter essas restrições de governança. As preocupações sobre a centralização da rede fizeram com que a comunidade Steem migrasse para outro blockchain.

Dito isso, essa linha do tempo de acontecimentos representa uma das lições de moral dos sistemas de proof-of-stake delegado (DPoS), já que são suscetíveis à formação de um cartel que pode prejudicar a descentralização de uma rede.

Já que Hive vai ser compatível com sua versão anterior, Steem, o novo blockchain terá todos os dados, incluindo as publicações de blog da Steemit, anteriormente apresentadas à rede Steem.

Assim como qualquer outra plataforma de blockchain, ninguém detém os dados, o que permite que usuários e projetos realizem bifurcações e migrem de uma situação indesejável sem perder as informações principais e necessárias para serem relançados em uma nova plataforma.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 19/03/2020 - 8:25

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web