Commodities

Preço sobe com Opep+ preparada para agir se a demanda ficar fraca

03 dez 2021, 9:39 - atualizado em 03 dez 2021, 9:39
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Rússia e aliados, chamados de Opep+, surpreenderam o mercado na quinta-feira ao manter os planos de adicionar 400 mil barris por dia (bpd) em janeiro (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

Os preços do petróleo subiam nesta sexta-feira depois que o grupo Opep+ disse que poderia revisar sua política de aumento de produção no curto prazo se a demanda de petróleo cair devido a um número crescente de lockdowns, enquanto o Brent estava em curso para uma sexta semana de queda.

Os futuros do petróleo Brent subiam 1,91 dólares, ou 2,8%, para 71,62 dólares o barril, por volta das 9h10 (horário de Brasília).

Os futuros do petróleo West Texas Intermediate (WTI) avançavam 1,83 dólares, ou 2,78%, para 68,34 o barril.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Rússia e aliados, chamados de Opep+, surpreenderam o mercado na quinta-feira ao manter os planos de adicionar 400 mil barris por dia (bpd) em janeiro.

“Sua decisão de continuar aumentando a produção mensal de petróleo é um voto de confiança nas perspectivas de demanda de curto prazo. Melhor dizendo, a Opep+ está apostando que a nova variante do Ômicron não terá um impacto duradouro na demanda de petróleo”, disse a PVM em uma nota.

Mas os produtores deixaram a porta aberta para mudar a política rapidamente caso a demanda sofra com as medidas para conter a disseminação da variante do coronavírus. Eles disseram que poderiam se encontrar novamente antes da próxima reunião agendada para 4 de janeiro.

Para a semana, o Brent estava prestes a cair cerca de 1,7%, recuando pela sexta semana consecutiva pela primeira vez desde novembro de 2018. WTI estava perto de uma estabilidade na semana, após cinco quedas semanais.

reuters@moneytimes.com.br