São Paulo

Preços de remédios podem custar o dobro de uma farmácia para outra; confira a pesquisa

04 jul 2023, 11:58 - atualizado em 04 jul 2023, 11:58
farmácias
Procon-SP realiza pesquisa sobre preços de remédios em São Paulo. (Imagem: Pixabay/@pexels)

A pesquisa anual de preços de remédios, realizada pelo Procon-SP aponta variação de mais de 100% em alguns medicamentos. O estudo reforça a importância de pesquisar os preços entre vários estabelecimentos antes de comprar.

Na comparação entre os remédios de referência, a maior variação foi na cidade de Guaíra com o medicamento Lasix (Furosemida), do fabricante Sanofi-Aventis, de 40 mg com 20 comprimidos sendo vendido a R$ 23,94 em um local e R$ 9,00 em outro, uma variação de 166%.

O levantamento também comparou os preços médios dos genéricos com os de referência com a mesma apresentação. Em todos os estabelecimentos os preços médios dos genéricos estavam mais baratos do que os de referência. A maior diferença encontrada foi em Praia Grande (65,64%), litoral de São Paulo.

Especificamente nos dados levantados nos sites pela equipe da capital, foram comparados 23 itens comuns às pesquisas deste ano e do ano passado (2022) e constatou-se uma variação positiva de 9,84% no preço médio, acima, portanto do IPCA (IBGE) do período analisado, que apresentou variação de 3,94%.

O órgão aponta que as variações de preços em remédios podem ocorrer m razão de descontos concedidos, que são estabelecidos de acordo com critérios livremente estabelecidos pelos fornecedores, condições locais de mercado e outros fatores e condições comerciais que influenciam na formação dos preços.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.