Inflação

Prepare o bolso: café vai ficar mais caro nos próximos meses

27 jun 2022, 10:38 - atualizado em 27 jun 2022, 10:38
Café
Redução na produção e baixos níveis de estoque impactaram nos preços do café. (Imagem: Pixabay)

Os amantes de café já podem se preparar para as próximas idas às compras. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), o café está com uma tendência de alta nos preços para o segundo semestre.

Além disso, o café apresentou a maior inflação desde 2002, conforme indica o Índice de Preço dos Supermercados (IPS/FIPE). Em maio, o café em pó subiu 1,74%. Entre os primeiros cinco meses do ano, o acumulado da alta no preço foi de 14,55%. Já nos últimos 12 meses, a elevação chegou a 80,80%.

O café solúvel também ficou mais caro. No último ano, a inflação avançou 19,36%.

Safra fraca

O Departamento de Economia da APAS indicou que o preço da saca do café arábica ganhou força nos últimos 12 meses e registrou uma elevação média de 172%, por causa da redução na produção e baixos níveis de estoque.

O economista da APAS, Diego Pereira, explica que o volume produzido de café arábica em 2022 sofreu uma redução de 26% se comparado ao ano de 2020.

“Parte da redução está ligada à característica da cultura do café, na qual a florada é abundante a cada 2 anos. A escassez pluviométrica agravou ainda mais o desenvolvimento dos pés nas principais regiões produtoras. Esse resultado não é sentido desde 2014, quando o país passou por problemas climáticos parecidos com os de hoje”, afirma.

Além das vertentes climáticas, o volume de café exportado de janeiro a maio de 2022 foi 12% inferior ao mesmo período de 2021, provocando uma pressão interna no preço da commodity.

Logo, o produto, que era negociado em torno de R$ 483,25 em junho de 2021, chegou a R$ 1.316,85 em junho deste ano.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.