Economia

Presidente da Petrobras (PETR4) anuncia redução de R$ 0,40 na gasolina e R$ 0,44 no diesel

16 maio 2023, 12:00 - atualizado em 16 maio 2023, 12:26
Petrobras, Gasolina
Presidente da Petrobras anuncia redução no preço dos combustíveis. (Imagem: Youtube/ Petrobras)

O presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, anunciou nesta terça-feira (16) a redução nos preços da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha (GLP). Os novos preços serão confirmados oficialmente amanhã (17).

Segundo Paul Prates, o preço da gasolina A será reduzido em R$ 0,40 (-12,6%); do diesel A, em R$ 0,44 (-12,8%); e do GLP, em R$ 8,97 por botão de 13 Kgs (-21,3%).

Estamos abrasileirando os preços da Petrobras”, disse o presidente da companhia durante o anúncio após encontro com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. 

“Isso significa que quando o mercado internacional estiver aquecido, isso será refletido no Brasil, porque abrasileirar os preços significa levar nossas vantagens em contas, porém sem tirar o Brasil do contexto internacional”, completou.

Como a Petrobras não vende para o consumidor final, as reduções dizem respeito ao preço dos combustíveis cobrado das distribuidoras.

Atualmente, o litro da gasolina é vendido, em média, por R$ 3,75 para as distribuidoras, e chega ao consumidor final por R$ 5,49, por exemplo. Desta forma, ainda não é possível afirmar precisamente qual será o valor de redução nos postos do país.

Petrobras anuncia nova política de preços

Pouco antes do anúncio de redução no preço do combustíveis, a Petrobras divulgou também a sua nova estratégia comercial, abandonando a política de paridade de importação (PPI) como base principal para os reajustes e passando a aplicar premissas que miram um “equilíbrio” entre os mercados nacional e internacional.

As ações da companhia abriram em alta de cerca de 3%, apesar de críticas de alguns especialistas e integrantes do setor, de que o fato relevante da Petrobras sobre o assunto deixa a estratégia pouco clara, o que aumenta o risco para importadores e outros agentes que atuam no mercado brasileiro.

A estatal disse no comunicado que a nova estratégia prioriza o “custo alternativo do cliente”, além de um valor marginal para a Petrobras.

“O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”, explicou.

Com informações de Reuters.

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Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
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Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
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