Bancos

Presidente do Banco Central do Japão diz que política monetária tem “alguns limites”

26 jan 2021, 9:03 - atualizado em 26 jan 2021, 9:03
Haruhiko Kuroda
Kuroda disse que os bancos centrais são em última instância responsáveis por impedir inflação excessiva ou deflação (Imagem: Reuters/Kim Kyung-Hoon/File Photo)

O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, afirmou nesta terça-feira que há limites para o que a política monetária pode fazer, depois que anos de forte impressão de dinheiro falharam em elevar os preços de forma sustentável.

As declarações dele são uma rara admissão da dificuldade que o Banco do Japão enfrenta em atingir sua meta de inflação de 2%, e destacam a batalha que os principais bancos centrais enfrentam em conter choques como a pandemia de coronavírus com uma caixa de ferramentas cada vez menor.

Kuroda disse que os bancos centrais são em última instância responsáveis por impedir inflação excessiva ou deflação, já que o tamanho da impressão de dinheiro afeta as movimentações de preços no longo prazo.

“Mas quando se olha o que aconteceu, o Banco do Japão adotou um volume máximo de estímulo e ainda assim não alcançamos nossa meta de inflação de 2%. Isso mostra que a política monetária tem alguns limites”, disse ele ao Parlamento nesta terça-feira.

“Assim como outros bancos centrais, nós no sentimos responsáveis por não atingir nossa meta de preços”, completou.

Kuroda também alertou que o Japão precisa melhorar a sustentabilidade de suas finanças já que sua situação fiscal está em “uma situação extremamente séria”.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar