Bancos

Presidente do Fed de San Francisco não é responsável por falha no SVB, diz ex-presidente regional

24 mar 2023, 20:53 - atualizado em 24 mar 2023, 20:53
SVB
O repentino colapso do SVB há duas semanas está sob intenso escrutínio, e a senadora democrata Elizabeth Warren disse que após o colapso não confia em Daly (Imagem: Reuters/Ann Saphir)

A responsabilidade de supervisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em relação às grandes instituições financeiras, como o falido Silicon Valley Bank (SVB), é da equipe de Washington, e não de nenhum chefe regional do Fed, disse na sexta-feira um ex-presidente do Fed de San Francisco.

“Eu não acredito que (a presidente do Fed de San Francisco) Mary Daly seja responsável pelos erros regulatórios na situação do SVB”, disse Alex Mehran, que serviu na diretoria do Fed de San Francisco por seis anos, incluindo dois como presidente.

“A responsabilidade pela aplicação dessas regulamentações não é da competência do presidente, é da competência dos reguladores em Washington.”

O repentino colapso do SVB há duas semanas está sob intenso escrutínio, e a senadora democrata Elizabeth Warren disse que após o colapso não confia em Daly.

Na próxima semana, os parlamentares das duas Casas do Congresso dos EUA realizarão audiências públicas sobre o assunto. Eles convocaram o vice-chair do Fed para supervisão, Michael Barr, para depor.

Barr está liderando uma revisão da situação pelo Fed, que deve ser publicada em 1º de maio.

A supervisão de grandes bancos como o SVB, que era a 16ª maior instituição dos EUA no momento de sua falência, é uma responsabilidade compartilhada entre os supervisores de bancos empregados pelo Fed regional e o staff do Fed em Washington.

O chair do Fed, Jerome Powell, disse esta semana que quer identificar “o que deu errado aqui”.

Os supervisores de bancos do Fed de San Francisco haviam alertado para problemas crescentes no banco sediado em Santa Clara, sugerindo questões relacionadas à sua capacidade de atender às necessidades de caixa de curto prazo, como saques de depositantes.

Os reguladores federais fecharam o SVB em 10 de março, depois que o banco não conseguiu atender às demandas rápidas e massivas de depositantes por seu dinheiro.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.