AgroTimes

Pressão sobre setor de papel e celulose ganhará mais tração em 2023, diz Rabobank

09 nov 2022, 16:54 - atualizado em 09 nov 2022, 16:54
Suzano
Mercado trombará com mais oferta e demanda menor de celulose (Imagem: Facebook/Suzano)

A demanda por celulose se mostrou resiliente aos preços elevados até o 3º trimestre, murchou um pouco neste quarto do ano e deve carregar mais pressão no primeiro semestre de 2023 nos mercados globais.

O que Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11), Irani (RANI) e outras devem estar vendo, se concordarem com a perspectiva para o setor do Rabobank, é que o cenário macroeconômico vai pesando a mão cada vez mais sobre as indústrias de papel e papelão.

A Europa já acusa queda na produção de papeis gráficos e tissue. Nos Estados Unidos, o banco holandês também aguarda redução no consumo, embora esta economia aguenta mais o baque que as europeias.

O estudo do Rabobank, ainda olhado pelos principais destinos da celulose para transformação, mostra outro dado que vai bater em 2023.

A tal da resiliência até o trimestre terminado em setembro tem ligação com grandes players pagando mais para garantir suprimentos. Caso da China, e de alguns outros mercados.

Logo, há de se admitir que desaceleração econômica combinada com estoques maiores, diminuirá o fluxo de matéria-prima.

O Brasil está um pouco fora da curva, positivamente, com a melhora do comércio para as papeleiras no segundo semestre e a continuidade do front exportador dos maiores consumidores de embalagens, como de proteína animal. O varejo pode seguir melhor, com a provável continuidade do Auxílio Brasil de R$ 600 na Era Lula.

De todo modo, é o mercado externo que faz verão para aquelas potências listadas na B3, e outras como a Eldorado ou a Bracell.

E daí que o Rabobank, enquanto lista os desafios para o consumo global, aponta que a produção vai ganhar impulso. Novas fábricas entrando em operação, inclusive no Brasil.

Os preços já deverão perder certo fôlego neste final de ano. E segui um pouco mais frágeis enquanto os sinais de demanda não melhorarem para sorver essa maior disponibilidade das indústrias de celulose e os estoques das transformadoras em papel e embalagens.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.