Política

Primeira mulher presidirá a CCJ; outras onze comissões já têm direção

14 fev 2019, 20:16 - atualizado em 14 fev 2019, 20:21
(Marcos Oliveira/Agência Senado)

Doze comissões permanentes do Senado escolheram nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14) seus presidentes para o biênio 2019-2020, e já podem começar os seus trabalhos. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi eleita para presidir o principal colegiado da Casa, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Será a primeira vez que uma mulher comandará a CCJ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova Previdência: Veja o que vai mudar

Qual é a melhor ação para “passar de ano”? 

– Hoje, está sentada aqui a mulher brasileira, a mulher mais simples, a mulher letrada, a mulher mãe e a mulher política na sua essência — afirmou a senadora ao assumir a cadeira.

A CCJ tem 27 membros, um terço da composição do Senado. Ela é responsável por opinar sobre a legalidade e a constitucionalidade dos projetos e por opinar sobre os recursos apresentados contra decisões da Presidência da Casa. Também é a comissão encarregada de sabatinar e dar parecer sobre indicações de ministros do Supremo Tribunal Federal e do procurador-geral da República.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O senador Jorginho Mello (PR-SC) será o vice-presidente da CCJ.

Eleições por aclamação

Todos os presidentes e vices empossados nesta quarta-feira foram eleitos por aclamação, em chapas únicas e sem disputas entre as bancadas. As duas maiores comissões do Senado, depois da CCJ, também escolheram seus presidentes nesta quarta-feira. Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador Omar Aziz (PSD-AM) comandará os trabalhos pelos próximos dois anos. O colegiado já terá uma missão importante nas próximas semanas: sabatinar o economista Roberto Campos Neto, indicado do presidente Jair Bolsonaro para o Banco Central.

O vice-presidente da CAE também será um senador do estado do Amazonas: Plínio Valério (PSDB).

Já a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) terá como presidente o senador Dário Berger (MDB-SC). O vice será Flávio Arns (Rede-PR).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os partidos representados no Senado, apenas o MDB, o PSD e o PSDB comandarão mais de uma comissão. A cota do PSD se completa com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que terá à frente o senador Nelsinho Trad (PSD-MS). O vice será Marcos do Val (PPS-ES).

Já o PSDB presidirá as comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), com Izalci Lucas (DF), e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), com Rodrigo Cunha (AL). Em ambos os colegiados, o vice-presidente ainda não foi escolhido.

CDH, CMA e CI

Na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o senador Paulo Paim (PT-RS) foi escolhido para a presidência pela quarta vez. Ele já havia comandado o colegiado nos biênios 2007-2008, 2011-2012 e 2015-2016. O vice-presidente será o senador Telmário Mota (PROS-RR).

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) será comandada pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que se torna o primeiro representante do seu partido a presidir uma comissão permanente no Senado. O vice será Jaques Wagner (PT-BA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) será presidida pelo senador Marcos Rogério (DEM-TO), que terá como vice o senador Wellington Fagundes (PR-MT). Por fim, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) terá à frente o senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), e o vice-presidente ainda não foi escolhido.

CAS, CRA e CSF

As comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) foram instaladas nesta quinta-feira (14). A CAS será presidida pelo senador Romário (RJ) e terá como vice Styvenson Valentim (RN), ambos do Podemos. Na CRA, Soraya Thronicke (PSL-MS) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente.

A Comissão Senado do Futuro (CSF) não tem data para a sua instalação. A presidência ficará com o PRB ou o PSC.

Comissão

Presidente

Vice-presidente

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) Simone Tebet
(MDB-MS)
Jorginho Mello (PR-SC)
Comissão de Assuntos Econômicos
(CAE)
Omar Aziz (PSD-AM) Plínio Valério (PSDB-AM)
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) Dário Berger
(MDB-SC)
Flávio Arns (Rede-PR)
Comissão de Serviços de
Infraestrutura (CI)
Marcos Rogério
(DEM-RO)
Wellington Fagundes (PR-MT)
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) Nelsinho Trad
(PSD-MS)
Marcos do Val (PPS-ES)
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) Paulo Paim
(PT-RS)
Telmário Mota (PROS-RR)
Comissão de Meio Ambiente (CMA) Fabiano Contarato (Rede-ES) Jaques Wagner (PT-BA)
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e
Informática (CCT)
Vanderlan Cardoso
(PP-GO)
Não eleito
Comissão de Desenvolvimento
Regional e Turismo (CDR)
Izalci Lucas
(PSDB-DF)
Não eleito
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle
e Defesa do Consumidor (CTFC)
Rodrigo Cunha
(PSDB-AL)
Não eleito
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) Romário
(Pode-RJ)
Styvenson Valentim (Pode-RN)
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) Soraya Thronicke
(PSL-MS)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
A Comissão Senado do Futuro (CSF) ainda não foi instalada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar