Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Primeiro balanço mostra que Assaí está pronto para sair da sombra do Pão de Açúcar

23/02/2021 - 14:43
Assaí Pão de Açúcar
Emancipação: Assaí está a poucos dias de se tornar empresa independente do Pão de Açúcar (Imagem: Gustavo Kahil/ Money Times)

A rede de atacarejo Assaí aproveitou a temporada de resultados do quarto trimestre para divulgar seu primeiro balanço independente. A bandeira faz os últimos preparativos para deixar de ser um braço do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) para se tornar uma rede autônoma. E os números divulgados ontem (22) mostram que ela já está pronta para isso.

Pelo menos, essa é a opinião do Banco Safra, em relatório assinado por Guilherme Assis e Felipe Reboredo.

“Os resultados do Assaí, no 4T20, vieram em linha com nossas estimativas, mostrando aceleração, tanto das vendas mesmas lojas, quanto do crescimento da receita, guiados pelo retorno dos clientes corporativos, pela inflação dos alimentos de dois dígitos e pela maturação de sua base de lojas”, afirmam os analistas.

Mas, para o Safra, o mais importante é que a rede de atacarejo já demonstra personalidade própria, com uma estratégia distinta da do Atacadão, controlado pelo Carrefour (CRFB3) e seu principal rival.

“A estratégia do Assaí parece atender às pessoas físicas, enquanto o Atacadão vai na direção oposta, aumentando a aposta nos preços baixos para ganhar participação de mercado”, explica o banco. Com isso, o público-alvo do Atacadão seria a clientela corporativa, como donos de bares e restaurantes.

Aceleração

Outro ponto destacado pelo Safra é a intenção do Assaí de acelerar o ritmo de abertura de lojas. A meta da rede é abrir 28 estabelecimentos neste ano, além de mais 25 unidades por ano entre 2022 e 2023.

Os analistas lembram que a oficialização da cisão entre o Assaí e o Grupo Pão de Açúcar está marcada para 1º de março. A separação ocorre num momento em que a rede atacadista apresenta uma dívida líquida de R$ 4,2 bilhões (sem os efeitos do IFRS 16), e um múltiplo “sob controle” de 1,76 vez Dívida Líquida/Ebitda.

Como o Assaí ainda não é listado em Bolsa, o Safra reforçou a recomendação de compra para as ações do Pão de Açúcar (PCAR3), com preço-alvo de R$ 102 para este ano. “Acreditamos que o forte ritmo de vendas e a margem bruta estável devem sustentar um bom impulso para as ações do Pão de Açúcar, antes da iminente cisão”, afirmaram os analistas.

Veja o primeiro balanço divulgado pelo Assaí.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 23/02/2021 - 14:43