Criptomoedas

Principais bancos dos EUA hostis ao Bitcoin, contas em risco de fechamento, empresas de criptomoeda proibidas

25 jul 2019, 9:00 - atualizado em 24 jul 2019, 22:12
Tanto nos EUA, quanto no Brasil os bancos enxergam as bolsas de criptomoedas e clientes delas como indesejados (Imagem: Antonio Cruz/ABr/Agência Brasil)

Lá como aqui, as empresas ligadas ao ecossistema de negócios das criptomoedas sofrem com a hostilidade dos bancos em relação à manutenção dos seus negócios.

Aqui no Brasil as duas principais associações ligadas ao setor estão sempre em guerra ou cobrando explicações dos órgãos de defesa dos consumidores, da Febraban e dos próprios bancos sobre ações arbitrárias cometidas pelos bancos. A Associação brasileira de criptomoedas e blockchain(ABCB) e Abcripto são os escudos que as bolsas de criptoativos utilizando-se contra arbitrariedades cometidas pelos bancos. Há pouco tempo o Itaú conseguiu manter o seu direito de encerrar a conta de bolsas de criptomoedas.

Nos EUA os bancos hostis acendem os botões de alerta a partir dos seguintes itens nos contratos sociais: Criptomoedas, Moeda Virtual, Moeda Digital, Bitcoin, Ethereum, XRP, Blockchain, Ouro Digital gold.

Os 4 principais bancos hostis às criptomoedas são: U.S Bank, Bank of America, Wells Fargo, Chase Bank.

As interações dessas quatro instituições bancárias indicam que nenhum dos principais bancos tem uma postura clara em relação aos clientes que usam pessoalmente as criptomoedas. Mesmo assim, a partir das evidências coletadas, esses bancos adotam políticas draconianas em relação aos usuários afeitos às criptomoedas, sinalizando-os como “de alto risco”.

Possuir e transacionar Bitcoin nos Estados Unidos é legal. Entidades como a Coinbase também estão em conformidade com as regulamentações norte-americanas de conhecimento do cliente(KYC) e contra lavagem de dinheiro(AML). No entanto, os principais bancos ainda têm políticas desfavoráveis em relação aos usuários negociantes de criptomoedas e são totalmente hostis aos negócios criptográficos. Com informações do Cryptowatch.

 

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.