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Procura por experiências no metaverso impulsionam a movimentação de NFTs , segundo pesquisa

06 out 2022, 19:34 - atualizado em 06 out 2022, 19:34
NFT metaverso
Metaverso deve movimentar mais de US$ 400 bilhões até 2025 e NFTs passam a ser cada vez mais usados para emissão de certificados e recompensas durante eventos imersivos (Imagem: Unsplash/Minh Pham)

As indústrias ligadas ao metaverso devem gerar mais de US$ 400 bilhões até o ano de 2025, segundo estudo da empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG).

Além disso, o número de transações envolvendo NFTs vinculados ao metaverso passarão por um crescimento expressivo nos próximos cinco anos. Atrelado a essa expansão, prevê-se um salto de 600 mil transações em 2022 para 9,8 milhões em 2027, de acordo com a Juniper Research.

Só no Brasil, existem cerca de 140 empresas que atuam com negócios focados no metaverso. Metade deste grupo é formada por startups

Experiências imersivas

Marina Perelló, COO da startup brasileira de inovação e arte, Yaak Studio, que desenvolve experiências digitais imersivas, diz que há um interesse muito claro por parte de marcas, empresas e criadores em expandir a atuação de seus negócios por meio do metaverso. 

“Hoje somos muito procurados por conta do MetaMarkets, um braço de soluções para companhias e estamos trabalhando com NFT’s voltados para o metaverso”, conta. 

Marina explica que as NFTs podem ser uma porta de entrada para aqueles que desejam explorar a Web3.

“Na prática, eventos no metaverso, cursos, reuniões e ações promocionais podem ter NFTs que certificam a presença do participante, habilitando para eventos e espaços futuros, ou ainda criam um programa de recompensas. Tudo registrado em blockchain”, explica Marina. 

NFTs sob vários usos

Os contratos inteligentes [smart contracts], como são chamados os sistemas de contratos automáticos gerados na blockchain, permitem que estes tokens não fungíveis sejam ligados à participação em eventos físicos e virtuais.

Marina cita como exemplo um evento que ocorrerá na MetaMarket Space, promovido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), no qual os participantes receberão um NFT como prova de presença.

Em alguns casos, a distribuição de NFTs também podem acontecer como recompensas ou brindes, de forma gratuita, conhecidos como airdrops.

De acordo com Marina, estes tipos de transações de NFTs também servem como meios de benefícios para seus detentores.

Os certificados de participação podem contribuir com a construção de uma jornada de conhecimento ou validação de um diploma, dar acesso a produtos e serviços, programa de recompensas e até mesmo poder de voto em tomadas de decisões. “As regras de distribuição, utilização e benefícios do NFT vão variar do tipo de evento e do parceiro emissor.

“Eventualmente, pode haver valor monetário no NFT, mas isto depende da percepção de valores vinculados a esses benefícios” explica a COO.

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Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
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