Internacional

Produção de veículos na China deve cair 11,5% este ano, diz IHS Markit

06 abr 2020, 14:43 - atualizado em 06 abr 2020, 14:43
Automóveis
A IHS Markit estimou que as vendas de veículos leves da China este ano cairiam 9,9% (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

A produção de veículos leves da China cairá 11,5% este ano, para cerca de 21,6 milhões, e deverá crescer 7,5% no próximo ano, previu a empresa de pesquisa de mercado IHS Markit nesta segunda-feira.

“A última previsão leva em consideração a paralisação prolongada das fábricas de automóveis em março e a interrupção da cadeia de fornecimento causada pelo fechamento das fábricas na província de Hubei”, disse a IHS Markit.

“Para as montadoras chinesas que compram peças da Europa, a interrupção da produção no continente pode ser um fator de risco. Mas, nesta fase, não vimos a pandemia na Europa afetar diretamente a produção de automóveis da China”, acrescentou a IHS Markit.

Na semana passada, a IHS Markit estimou que as vendas de veículos leves da China este ano cairiam 9,9% em relação a 2019, para cerca de 22,4 milhões de veículos, se o governo chinês não adotasse medidas de incentivo ao setor.

A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM) espera que as vendas totais de automóveis da China caiam 5% este ano e está pedindo ao governo ajuda depois que as vendas em todo o setor despencaram 79% em fevereiro em relação ao ano anterior.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.