Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Produção industrial da Alemanha salta 1,1% mas exportações têm queda

09/01/2020 - 8:41
Alemanha Bandeira
As indústrias da Alemanha, dependentes de exportação, estão enfrentando uma demanda lenta do exterior (Imagem: Unsplash)

A resiliência da economia alemã ajudou a impulsionar seu maior aumento na produção industrial em um ano e meio em novembro, embora a queda das exportações tenha gerado sinais mistos sobre a maior economia da Europa.

A produção industrial saltou 1,1% no mês, superando as expectativas de um ganho de 0,7%, mostraram dados da agência de estatísticas do país, em grande parte graças ao crescimento da manufatura e à construção em expansão.

A leitura de outubro foi revisada para cima para um declínio de 1%, ante uma queda de 1,7% relatada anteriormente.

“São duas boas notícias pelo preço de uma”, disse o analista do LBBW Jens-Oliver Niklasch, acrescentando que os dados devem ajudar a dissipar os temores remanescentes de uma recessão, embora as perspectivas para as empresas industriais continuem nubladas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

As indústrias da Alemanha, dependentes de exportação, estão enfrentando uma demanda lenta do exterior, além de incertezas relacionadas a disputas comerciais e à decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

O setor automobilístico também está lutando para se ajustar a uma regulamentação mais rígida das emissões e a uma mudança para veículos elétricos.

Números de comércio também publicados nesta quinta-feira destacaram as perspectivas difíceis, com dados da agência de estatísticas mostrando que as exportações de novembro caíram 2,3% no mês, enquanto as importações recuaram 0,5%, estreitando o superávit comercial para 18,3 bilhões de euros.

Última atualização por Lucas Simões - 09/01/2020 - 8:41

Ultrapar, dos postos Ipiranga, perde R$ 593 milhões com rede de farmácias