Política

Programa Abrace Marajó será tema de debate em comissão

14 jul 2021, 9:27 - atualizado em 14 jul 2021, 9:28
O objetivo do projeto é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios da região, a partir da ampliação do alcance e do acesso da população marajoara aos direitos humanos (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (14) o programa do governo federal Abrace Marajó, lançado em 2019, com previsão de execução no período de 2020 a 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto tem por objetivo melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios da região, a partir da ampliação do alcance e do acesso da população marajoara aos direitos humanos.

O debate atende a pedido da deputada Vivi Reis (Psol-PA).

O arquipélago abriga cerca de 500 mil pessoas e inclui o município com pior o IDH do Brasil: Melgaço (PA).

Além desse, outros sete dos 16 municípios que compõe a região estão na lista dos 50 piores índices: Chaves, Bagre, Portel, Anajás, Afuá, Curralinho e Breves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em vez de focar em pautas centrais para a população marajoara, o Plano de Ação do programa traz mais de 100 linhas de atuação, sendo a maior parte delas sem orçamento ou cronograma de trabalho definidos, excluindo, ainda, importantes entidades que vem atuando há anos nos municípios marajoaras”, afirma a deputada.

Vivi Reis afirma que “as ações do Programa Abrace o Marajó não podem ficar resumidas em distribuição de cestas básicas para menos de 1/3 da população que realmente necessita, e desconectada das necessidades da população e dos efeitos da pandemia no Marajó”.

Foram convidados:
o assessor especial e diretor do Programa Abrace o Marajó, representando o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Henrique Villa da Costa Ferreira;
a representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Sandra Araújo dos Santos;
a diretora do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Leticia Moraes;
o representante da Faculdade de Serviço Social UFPA Campus Marajó-Breves, Eunápio Dutra do Carmo;
a representante da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará, da regional Ilhas do Marajó, Camila Castro de Oliveira;
a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Afuá, Marlubia da Silva Santos; e
a diretora institucional do Observatório do Marajó, Valma Lucilena Pinheiro Teles.

A reunião será realizada às 14 horas, no plenário 12.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar