Política

Projeto institui política de atenção à saúde mental para familiares de vítimas da Covid-19

13 out 2020, 13:52 - atualizado em 13 out 2020, 13:57
Coronavírus
O texto determina que o órgão de direção nacional do SUS promova cursos de capacitação para os profissionais que realizarão o atendimento (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Projeto de Lei 4548/20 institui a Política de Atenção à Saúde Mental das Vítimas e dos Familiares de Vítimas da Covid-19, a ser adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Covid-19 tem ensejado sensação de insegurança em todos os aspectos da vida e modificado as relações interpessoais”, afirma o deputado Bosco Costa (PL-SE), autor da proposta. “Entre as pessoas que passaram pela doença, ou que perderam entes queridos, a carga de experiências e emoções negativas é ainda mais elevada, o que suscita a necessidade de cuidados psicológicos mais intensivos”, completa.

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, o atendimento às pessoas que contraíram Covid-19 ou aos familiares de vítimas poderá ser realizado presencialmente ou a distância, por equipes multidisciplinares.

O texto determina que o órgão de direção nacional do SUS promova cursos de capacitação para os profissionais que realizarão o atendimento.

Campanhas de conscientização

Também fará parte da política a promoção de campanhas de conscientização acerca da importância da assistência à saúde mental para as vítimas da Covid-19 ou para familiares de vítimas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas campanhas deverão trazer ainda orientações sobre medidas para o enfrentamento de sentimentos como medo e estresse.

Segundo o texto, para a execução das ações e serviços, serão utilizados os recursos humanos e materiais já à disposição do SUS, além de outros que poderão ser contratados para essa finalidade específica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar