Política

Projeto prevê incentivo para gasto administrativo com pesquisa na Zona Franca de Manaus

28 nov 2019, 17:56 - atualizado em 28 nov 2019, 17:56
Marcelo Ramos
O projeto foi apresentado pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM) e resgata um dispositivo semelhante aprovado pelo Congresso Nacional em 2018  (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Projeto de Lei 5196/19 permite às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus incluir como gastos com pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) as despesas administrativas realizadas com infraestrutura física e laboratórios de instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pela proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, as despesas administrativas deverão estar limitadas a 20% dos gastos totais com PDI. O texto altera a Lei 8.387/91, que instituiu um incentivo fiscal para as empresas da zona franca investirem em PDI.

O projeto foi apresentado pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM) e resgata um dispositivo semelhante aprovado pelo Congresso Nacional em 2018 e vetado pelo então presidente Michel Temer. O deputado afirma que as despesas administrativas, como pagamento de mão de obra especializada, são um componente básico dos gastos com PDI, e merecem ser incentivadas.

“A administração desses recursos e dessa mão-de-obra não deixa de ser atividade importante ao pleno transcurso dos esforços de pesquisa”, disse Ramos.

O projeto também resgata outro dispositivo vetado, que determina que, a partir de 2015, os relatórios descritivos das atividades de PDI, exigidos pela Lei 8.387/91, serão considerados aprovados no prazo de cinco anos, contado da sua entrega, se não houver manifestação contrária da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Suframa é o órgão que administra a Zona Franca e fiscaliza os incentivos tributários concedidos às empresas instaladas na região.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar