Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Proposta de privatização da Eletrobras é entregue a Maia; União fica com menos de 50% das ações

06/11/2019 - 7:22
Rodrigo Maia
Presidente da Câmara recebeu a proposta de privatização da estatal do ministro Bento Albuquerque (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, entregou nesta terça-feira (5) ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o projeto de lei para permitir a privatização da Eletrobras (ELET3;ELET6;ELET5). Segundo o ministro, a ideia é que a União fique com menos de 50% das ações da empresa. O texto ainda não foi protocolado no sistema da Câmara dos Deputados.

De acordo com Albuquerque, a Eletrobras está desde 2014 sem participar de leilões de energia por falta de recursos. “Ela perdeu sua capacidade de investimento e está perdendo sua participação no mercado. O que queremos é uma empresa competitiva”, disse o ministro.

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia
De acordo com Albuquerque, a Eletrobras está desde 2014 sem participar de leilões de energia por falta de recursos (Imagem: Reuters/Ian Cheibub)

Hoje o Executivo publicou um decreto para aumentar o capital da Eletrobras em até R$ 9,98 bilhões. Conforme Albuquerque, esse movimento deve atrair novos investidores e fazer com que o Executivo reduza seu percentual de participação na empresa.

A expectativa do governo é que o projeto seja aprovado na Câmara e no Senado até o segundo semestre de 2020. “É um processo que não é simples, da mesma forma que foi o leilão da cessão onerosa”, disse, em relação ao leilão do pré-sal desta quarta-feira (6).

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 06/11/2019 - 7:23

Cotações Crypto
Pela Web