Política

Proposta destina mais R$ 806,8 milhões para fundos estaduais de segurança pública

07 abr 2020, 13:47 - atualizado em 07 abr 2020, 13:47
Força Nacional de Segurança
A União é obrigada a transferir aos estados e ao Distrito Federal, imediatamente, 50% dos recursos (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

O Poder Executivo encaminhou ao Congresso Nacional proposta (PLN 7/20) que destina crédito suplementar no valor de quase R$ 806,8 milhões, destinado ao reforço de dotações do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O dinheiro é oriundo do superávit financeiro com loterias oficiais e do cancelamento de despesas previstas anteriormente.

A proposta decorre de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) segundo a qual a União é obrigada a transferir aos estados e ao Distrito Federal, imediatamente, 50% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) provenientes de receitas com as loterias oficiais. Esses recursos são classificados por lei como de transferência obrigatória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tramitação

A proposta deve ser agora analisada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, que ainda não foi instalada nesta sessão legislativa. Depois seguirá para discussão e votação por deputados e senadores em sessão conjunta do Congresso.

Na semana passada, o Ato Conjunto 2/20, das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, regulamentou a deliberação remota, pelo Congresso, de propostas de leis orçamentárias enquanto durar o estado de calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus, mas somente para textos relacionados ao combate dos efeitos da Covid-19 e a pedido de pelo menos 3/5 dos líderes partidários de cada Casa.

agencia.camara@moneytimes.com.br