Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Quais investimentos isentos de Imposto de Renda são indicados para iniciantes?

18/02/2021 - 18:22
A mais fácil de entender, a poupança é um investimento que obrigatoriamente é isento de Imposto de Renda (imagem: Pixabay)

Para quem não conhece o mercado de investimentos, mas sempre teve vontade de investir, falar sobre cobrança de tributos pode ser um tópico difícil.

Isso porque há, sim, alguns tipos de investimentos que são isentos de alguns impostos, mas os mais atrativos são aqueles isentos do Imposto de Renda (IR).

Embora a escolha seja ligeiramente limitada e complexa, para dar o primeiro passo, não precisa ter diploma em contabilidade EAD , já que agora a pandemia trouxe essas mudanças de modalidade.

Basta entender quais são os investimentos isentos do IR e avaliar qual se adequa melhor ao que cada indivíduo busca. E, como esse mundo, muitas vezes, é um pouco mal explicado para a população em geral, separamos uma lista com propostas de investimentos “isentões” para os iniciantes conhecerem, sem burocracias.

No Brasil, os meios de se adquirir investimentos isentos são feitos por poupanças, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Certificado de Recebíveis Imobiliário (CRI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), Fundos Imobiliários (FII), Debêntures Incentivadas e um tipo específico de ações. São muitos nomes difíceis para pouca explicação, é verdade.

Então, se arrume na cadeira que vamos explicar os três mais indicados para iniciantes no mundo do investimento.

Poupança

A mais fácil de entender, a poupança é um investimento que obrigatoriamente é isento de Imposto de Renda.

Normalmente, a poupança é feita por uma instituição bancária e tem um rendimento mensal de 0,1159%, de acordo com dados de janeiro de 2021.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Linha de Crédito do Agronegócio (LCA)

 O LCI e o LCA são dois investimentos de renda fixa que, além de serem isentos do IR, também costumam gerar retornos melhores do que os vistos na poupança, por exemplo.

O processo é bem semelhante ao dos CDBs dos bancos, ou seja, o investidor empresta o dinheiro ao banco e recebe em retorno um valor fixo de juros durante o período em que o dinheiro for aplicado.

Apesar de diferentes nomes, o retorno dos dois acaba sendo o mesmo. A diferença é que a aplicação do LCI é voltada ao mercado imobiliário e o LCA é voltado para captação de recursos, com destino à cadeia do agronegócio.

A rentabilidade varia de acordo com o modo do investimento – prefixado ou pós-fixado. No caso das letras prefixadas, a taxa de juros pode ser de 5% a 7% ao ano. Já as pós-fixadas variam de acordo com as sugestões das instituições financeiras – normalmente, é a taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Mercados Day Trader Trading
O CRI e o CRA se caracterizam para ajudar a quitar as parcelas de um alto investimento. Vamos usar a compra de uma casa como exemplo (Imagem: Freepik/@standret)

Certificado de Recebíveis Imobiliário (CRI) e Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)

Por fim, os outros investimentos indicados para iniciantes com um pouquinho mais de conhecimento na área são o CRI ou o CRA. Para quem aplica no Tesouro Direto e procura uma renda fixa um pouco mais agitada, estes dois investimentos são bastante indicados por serem títulos securitizados de renda fixa.

O CRI e o CRA se caracterizam para ajudar a quitar as parcelas de um alto investimento. Vamos usar a compra de uma casa como exemplo.

Para adiantar os recursos que serão recebidos muitos anos à frente de cada parcela do financiamento, uma construtora pode abrir um CRI. Para quem investe nesse CRI, há reversão de uma parcela alta de juros, porque o dinheiro é revertido de acordo com as parcelas quitadas do financiamento, ao longo do tempo.

Estes dois investimentos costumam ter a indicação de um prazo maior para aplicar o dinheiro investido.

E aí, se animou para começar a investir? O ideal é juntar todo o conhecimento necessário e não ter medo de começar, mesmo que seja com uma pequena quantia de dinheiro!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 19/02/2021 - 18:05