Qual o impacto da liberação do Bitcoin na Índia?

Brave New Coin
10/03/2020 - 15:19
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Em resposta à liberação dos serviços de criptoativos na Índia, corretoras locais tiveram sobrecarga em seus sistemas e tokens aumentaram de valor (Imagem: Crypto Times)

Na semana passada, o Supremo Tribunal da Índia decidiu suspender a proibição de criptoativos após dois anos, anulando uma ordem de abril de 2018 pelo Banco Central do país, que proibia que instituições financeiras fornecessem serviços “relacionados a criptomoedas”.

As notícias encheram os olhos dos criptofãs indianos e corretoras locais, como Zebpay, WazirX e CoinDCX, rapidamente liberaram a realização de transferências bancárias usando a rúpia indiana.

Em resposta, compradores correram pro abraço: Zebpay relatou sobrecarga no servidor e o token nativo da WazirX quase dobrou em valor.

“Agora, o volume de login de membros e novos membros na ZebPay excedeu nossas maiores estimativas”, tuitou a corretora. “Infelizmente, o sistema está temporariamente fora do ar enquanto acrescentamos mais recursos.”

Não se sabe por quanto tempo irão durar as liberdades de cripto. O Banco de Reserva da Índia (RBI, na sigla em inglês) afirma que planeja retornar ao Supremo Tribunal para lutar contra a recente suspensão da proibição.

A campanha fervorosa de entusiastas, desenvolvedores e demais envolvidos na indústria cripto pode ter ajudado a influenciar a decisão do tribunal (Imagem: Freepik)

#IndiaWantsCrypto

A decisão veio após uma campanha fervorosa nas redes sociais, comandada por Nischal Shetty, fundador da WazirX, com a tag #IndiaWantsCrypto, que destacou os benefícios dos criptoativos em uma tentativa de influenciar a decisão do RBI.

Enquanto isso, a Associação de Internet e Telefonia Móvel da Índia (IAMAI) também argumentou ao Supremo Tribunal, dizendo que o RBI não deveria proibir o acesso de corretoras a canais bancários para a realização de suas atividades.

Mas apesar da suspensão da proibição, a incerteza ainda paira sobre a indústria cripto indiana.

Dando um grande passo, o RBI revelou que planeja enviar uma petição revisada sobre a decisão, citando preocupações sobre o reinício de negociações de cripto que poderiam oferecer um risco ao sistema bancário.

Apesar de a maioria dos bancos não demonstrarem publicamente seu receio, o sistema financeiro indiano é conhecido por sua fragilidade, então críticos chamaram-no de “um castelo de cartas apoiado por níveis perigosos de dívidas”.

Isso foi bem contrastado dias após da suspensão da proibição, quando a quinta maior instituição financeira do país, Yes Bank, ter mergulhado em caos após a reguladora bancária obter controle sobre o credor.

Rapidamente, depositantes em pânico correram aos montes para sacar fundos e a polícia foi chamada para conter o alvoroço.

Matéria Original: "India lifts ban on Bitcoin"

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 10/03/2020 - 15:19

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web