Agronegócio

Qualidade das lavouras de soja e milho do PR melhora, mas segue abaixo da média

15 dez 2020, 14:31 - atualizado em 15 dez 2020, 14:31
Soja
A melhora é reflexo das chuvas registradas nas últimas semanas, afirmou o economista Marcelo Garrido, do Deral (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

As condições das lavouras de soja e milho no Paraná voltaram a melhorar ao longo da última semana, indicou o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral) nesta terça-feira, embora sigam abaixo dos níveis vistos no mesmo momento de safras anteriores, após sofrerem com os efeitos de um longo período de seca.

Segundo informativo do órgão ligado ao governo paranaense, 77% das lavouras de soja 2020/21 apresentam condição boa, ante 75% na semana passada, enquanto o percentual de campos em situação ruim se manteve em 4%.

A melhora é reflexo das chuvas registradas nas últimas semanas, afirmou o economista Marcelo Garrido, do Deral.

“Deu uma melhorada no panorama”, disse ele à Reuters.

Para a primeira safra de milho, as lavouras do Paraná em condição boa chegaram a 79%, avanço de 2 pontos percentuais em relação à semana anterior. Já o estado ruim continuou sendo apurado em 5% das plantações.

O boletim anterior do Deral, referente a 7 de dezembro, já indicava um viés de melhora nas condições das lavouras, com avanços semanais de 3 pontos para a soja e 2 pontos para o milho no percentual de campos em situação boa.

Apesar disso, ambos seguem nas piores condições em pelo menos cinco anos, de acordo com os dados do departamento.

Milho
O Paraná é o segundo maior produtor de soja e milho do Brasil, atrás apenas de Mato Grosso (Imagem Pixabay)

No mesmo período do ano passado, a soja possuía 87% das lavouras em condições boas e 2% em ruins. Antes disso, o pior panorama recente havia sido visto em 2018, quando 80% apuravam estado bom e 3%, ruim.

Já o milho verão atingia 93% de condição boa e não apresentava qualquer percentual de lavouras em estado ruim em igual momento da safra anterior. No pior período dos últimos cinco anos, alcançou 80% em situação boa e 3% em ruim, também em 2018.

Com os plantios de ambas as commodities já concluídos, o Deral segue monitorando os desenvolvimentos das culturas.

Conforme o boletim desta terça-feira, 62% das lavouras de soja se encontram em desenvolvimento vegetativo, ante 46% em igual período do ano passado. A fase de floração foi apurada em 28% dos cultivos, versus 38% em 2019/20.

Já o milho da primeira safra possui 37% das lavouras em desenvolvimento e também 37% em floração –ante 31% e 38% no ano passado, respectivamente.

O Deral espera, segundo projeções do final do mês passado, que a safra de soja 2020/21 do Paraná alcance 20,47 milhões de toneladas, queda de 1% na comparação anual, enquanto a produção de milho verão deverá atingir 3,39 milhões de toneladas.

O Paraná é o segundo maior produtor de soja e milho do Brasil, atrás apenas de Mato Grosso.