Pagamentos

Quando recebo a primeira parcela do meu décimo terceiro salário?

21 nov 2024, 14:34 - atualizado em 21 nov 2024, 14:37
décimo terceiro salário
A primeira parcela do valor deve ser paga a partir deste mês até o dia 30 de novembro. (Imagem: Brenda Rocha Blossom/Getty Images)

Todos trabalhadores que possuem carteira assinada, são aposentados ou pensionistas do INSS têm direito ao décimo terceiro salário, benefício garantido por lei e calculado com base nos meses trabalhados durante o ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira parcela do valor deve ser paga pelos empregadores e empresas a partir deste mês até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela, tem como data limite o dia 20 de dezembro de 2024.

O valor do pagamento deve ser equivalente a um mês de salário líquido, que é referente ao valor que o empregado recebe normalmente, descontando imposto de renda e INSS.

Para o mês de trabalho ser considerado, o trabalhador deve obrigatoriamente ter pelo menos 15 dias de trabalhados. Ou seja, se você trabalhou menos de 15 dias em algum mês, o mês não será contabilizado.

Como funcionam os pagamentos?

Em regra, a primeira parcela é de valor maior e a segunda parcela do pagamento, feito em dezembro, é menor, devido aos descontos de INSS e Imposto de Renda que são aplicados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeira parcela

Na primeira parcela do décimo terceiro não é realizado nenhum desconto e o valor é calculado pela metade do último salário bruto recebido — geralmente o de novembro — ou seja, o salário que é registrado na carteira, sem descontar Imposto de Renda e INSS — ou proporcional aos meses trabalhados.

Segunda parcela

Para a segunda parcela do pagamento, é feito tanto o desconto do INSS quanto o Imposto de Renda conforme alíquota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em casos em que a empresa ou empregador não cumpra os prazos estabelecidos por lei ou não realize o pagamento, o trabalhador pode registrar uma denúncia trabalhista ou entrar com uma ação judicial para cobrar danos morais e materiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar