AgroTimes

Quando o vinho cruza sensorialmente com a cerveja? Os Valduga sabem e são campeões mundiais em beer

27 set 2021, 11:22 - atualizado em 27 set 2021, 12:21
Cerveja Valduga, da família tradicional dos vinhos da Serra Gaúcha, é realidade com medalha mundial (Imagem: Pixabay)

A distância entre os prazeres sensoriais do vinho e da cerveja parece que não é tão grande quanto parece. Para a Família Valduga, uma fração do método de produção da bebida da uva foi aplicada na bebida extraída do malte, lúpulo e leveduras, e a conhecida casa de wine agora é reconhecida como campeã mundial em beer.

Sim, a Casa Valduga, para quem não sabe, produz cerveja, há 5 anos. E a marca Cerveja Leopoldina Italian Grape Ale foi eleita a melhor no Oscar do setor, o World Beer Awards 2021, realizado em Londres, na categoria Brut Beers

E por essa categoria, marcada por uma bebida leve, delicada e de pouco amargor, se explica o desafio de “harmonizar os mundos da cerveja e do vinho, que parecia impossível”, comemora Eduardo Valduga, um dos herdeiros.

O método da Cervejaria Leopoldina, assinado pelo mestre cervejeiro Rodrigo Veronese, é o “champenoise” (Charmat), que é um dos jeitos históricos de produção dos vinhos frisantes.

E vinho frisante campeão a Casa Valduga tem também, o 130 Blanc de Blanc, reconhecido no Vinalies Internationales, de Paris, edição 2020.

As cepas de uvas dos Valduga saem de seus parreirais da Serra Gaúcha e os ingredientes da cerveja são importados, mas com o crescimento das cervejarias artesanais, que já despertaram até gigantes como a Ambev (ABEV3), o estímulo para a produção de insumos de qualidade cresce no Sul.

Além da Embrapa e Emater, estes últimos órgãos estaduais de pesquisa e transferência de tecnologia, com programas em curso, se destaca até mesmo a Ambev, incentivando a produção de lúpulo pela agricultura familiar.

Só tempo vai dizer se com mais matéria-prima à disposição, a cerveja Leopoldina pode ter algum salto, como foi o salto de produção dos vinhos, que levaram os produtos Valduga para o Brasil inteiro.

Medalha mundial e tecnologia a casa já possuem.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar