Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Queda nas vendas do varejo empurra ações do setor para baixo; Magalu despenca quase 10%

Giovana Leal
08/12/2021 - 12:13
Magazine Luiza
Com a divulgação do recuo de vendas do varejo em outubro, as ações do setor listadas na B3 despencaram (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

As ações das varejistas listadas na B3 abriram o pregão desta quarta-feira (8) em queda, após vendas no setor decepcionarem e em um momento de perspectiva de aumento da taxa básica de juros.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou hoje que as vendas do varejo recuaram 0,1% em outubro frente a setembro. Na comparação do mesmo mês de 2020, a queda foi de 7,1%.

O resultado foi bem abaixo do esperado e representa o terceiro declínio numérico seguido, ainda sob impacto da inflação. Com isso, o varejo encontra-se 6,4% abaixo do patamar recorde, alcançado em outubro de 2020.

Com a divulgação, as varejistas listadas na B3 despencaram, em um momento em que as gigantes do setor já apresentam desvalorização e volatilidade no ano.

Por volta das 11h40, o Magazine Luiza (MGLU3) recuava 9,58%, cotada a R$ 6,89. Logo atrás, a Via (VIIA3) caia 4,48%, a R$ 5,54.

Americanas S.A. (AMER3) e Lojas Americanas (LAME4) registravam baixas, respectivamente, de 3,46% e 3,51%.

Impacto da inflação

A expectativa do mercado sobre as vendas do varejo era de alta de 0,8% na base mensal e queda de 5,6% na comparação anual, conforme pesquisa da Reuters.

Segundo a ModalMais, o efeito de queda nas vendas se deve à mistura de inflação mais alta com retomada do consumo em serviços e coloca um viés de baixa para a atividade de outubro e do último trimestre do ano.

O banco digital ainda afirma que a alta da Selic traz risco de um efeito negativo ainda maior sobre a economia em 2022.

Última atualização por Giovana Leal - 08/12/2021 - 12:50

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web