Quem leu Money Times não se surpreendeu com a saída do CEO da Petrobras (PETR4)

Giovanni Lorenzon
24/05/2022 - 8:23
Petrobras
Setores de combustíveis já aguardavam saída do presidente da Petrobras (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

Se analistas e investidores foram pegos de surpresa com a saída de José Mauro Coelho da presidência da Petrobras (PETR4), não foi surpresa alguma para os setores de etanol e combustíveis. Money Times antecipou essa possibilidade no dia 11.

Empresários e lideranças ouvidos no dia em que Bento Albuquerque deixava o Ministério de Minas e Energia (MME), sob sigilo de seus nomes, como é praxe nessas horas, não tinham dúvidas desse novo movimento do presidente Jair Bolsonaro.

Independente se a demissão de Coelho foi “a pedido”, como também é praxe – e assim o foi a do ex-ministro -, a realidade mostrava que a pressão do Planalto sobre a petroleira seguiria com a ascensão de Adolfo Sachsida à chefia do MME.

José Mauro Coelho era da confiança do almirante Albuquerque, contra qualquer forma de intervencionismo na Petrobras em relação à política de preços para os combustíveis, e ainda foi praticamente escanteado quando o novo ministro, um dia após a posse, levou ao ministro Paulo Guedes – seu chefe direto até um dia antes – um arremedo de plano de privatização da estatal.

O ex-CEO da Petrobras também não via com bons olhos a liberação total das importações de etanol, que ele e Albuquerque tiveram que aceitar semanas antes por pressão de Guedes, quando as alíquotas foram zeradas.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 24/05/2022 - 9:00

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto