Uso de inteligência artificial garante aumento de receita para empresas, aponta diretor da AWS; entenda

Quem não utiliza inteligência artificial (IA) no dia a dia está ficando para trás. O alerta foi feito por Cleber Morais, diretor-geral da Amazon Web Services (AWS) no Brasil, durante o Prumo Day, evento realizado em São Paulo nesta terça-feira (19).
De acordo com o executivo, 40% das empresas brasileiras já utilizam IA de alguma forma em suas operações. Dessas, mais de 90% registraram aumento médio de 31% na receita.
“Isso já é uma realidade. Setores como fintechs, bancos, saúde, seguros e indústrias que demandam análise de dados estão acelerando o uso de IA. As companhias que não adotarem vão perder espaço para novas concorrentes”, apontou.
Caso prático
O diretor citou exemplos de uso da inteligência artificial fora do setor de tecnologia. Um deles é o do grupo Elfa, um dos maiores distribuidores de remédios do Brasil.
Segundo Morais, a companhia passou a usar IA para analisar cotações recebidas por diferentes canais e sugerir alternativas, como produtos genéricos. O resultado foi um salto de 10 vezes nas vendas.
“Assim como muitos de nós praticamos esportes semanalmente, convido vocês a estudar e experimentar inteligência artificial todas as semanas. Esse já é o futuro”, alertou.
E para sustentar essa transformação, a AWS investirá US$ 100 bilhões em IA e tecnologia ainda neste ano. A companhia já aportou, somente no Brasil, mais de US$ 5,6 bilhões nos últimos 14 anos para construir a infraestrutura que dá suporte aos serviços em nuvem.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Consumo energético em pauta
O executivo ressaltou que a AWS mantém, atualmente, 36 datacenters em operação pelo mundo e está expandindo a presença com mais 16 em construção, incluindo iniciativas no México e Chile.
No entanto, também chamou atenção para os impactos da IA no consumo de energia e para os esforços da companhia em reduzir esse efeito.
“Cada processador novo que eu faço é 10 vezes mais eficiente que o processador anterior. Isso acaba reduzindo o consumo de energia. Estamos em preocupação constante de como trabalhar na forma de ter essa redução”, disse.
Capacitação gratuita
Vale lembrar que, na semana passada, a AWS lançou o programa Treina Brasil, iniciativa gratuita que pretende capacitar 1 milhão de pessoas em inteligência artificial e computação em nuvem até 2028.
De acordo com a companhia, o objetivo é acelerar a adoção da tecnologia no país e elevar o nível de maturidade das empresas brasileiras no uso de IA.