Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Quer lucrar com small caps? Veja as ações mais indicadas por 12 analistas para janeiro

Renan Dantas
05/01/2022 - 18:52
Small Cap
Índice Small Cap bateu Ibovespa em dezembro. O que essa classe de ativos reserva para janeiro? (Imagem: Money Times)

O mês de dezembro evitou que o ano terminasse de maneira ainda mais melancólica para os investidores: o Ibovespa subiu quase 3% enquanto o índice Small Cap saltou 3,8%.

Uma ponta de esperança?

Na visão de analistas, a volatilidade da Bolsa não dará trégua em 2022, que será marcada pela corrida eleitoral. 

Segundo o BB Investimentos, os primeiros meses balizarão as expectativas em torno da inflação para o ano e o nível da taxa de juros real.

Consequentemente, esses fatores deverão exercer uma pressão sobre os prêmios de risco para a Bolsa no curto prazo.

“A volatilidade também deve se acentuar em decorrência do quadro político-eleitoral, mas com maior intensidade entre o segundo e terceiro trimestres”, completa.

O BTG também ressalta o buraco fiscal em que o Governo se meteu nos últimos meses e, segundo o banco, as ações trarão consequências em 2022.

“Além da piora das expectativas para grande parte das variáveis macroeconômicas em 2022, a situação fiscal do Brasil é o que mais preocupa os mercados. A decisão do governo de alterar as leis de limite de gastos, com o objetivo de abrir espaço no Orçamento em 2022 para um novo programa social melhorado, prejudicou a performance dos mercados”, observa.

As mudanças propostas nas leis de limite dos gastos aumentarão o déficit primário de 2022 para 0,8% do PIB.

Segundo cálculos do BTG, combinado com a piora dos parâmetros macro, esses itens podem fazer com que a relação dívida bruta sobre o PIB suba para 83%.

O exterior também não ajudará, impactado pela pressão inflacionária sobre os países desenvolvidos e o consenso sobre o ritmo de elevação de juros nos EUA.

Por isso, é provável que aconteça uma queda na liquidez dos mercados, conforme a previsão do BB Investimentos.

Além disso, há a escalada de casos da nova variante Ômicron do coronavírus — mas, por enquanto, o número de internações e óbitos não seguem a mesma tendência.

O que esperar das small caps?

Pelos cálculos do BB Investimentos, apesar do índice Small Cap se encontrar em tendência de baixa iniciada em julho, nestes últimos dias o respeito do suporte em torno dos 2.330 pontos dá início a uma possível reversão altista.

“No entanto, este primeiro movimento depende de novas confirmações para sustentar uma alta consistente, que não seja apenas um repique de curto prazo”, afirma.

Ou seja, isso significa que a volatilidade continuará.

O analista Murilo Breder, do Nu Invest, lembra que em tempos assim, o investidor precisa se agarrar em boas empresas e ter uma visão de longo prazo.

“Isso nos liberta da urgência de altas rentabilidades no curto prazo e nos permite aproveitar as promoções que o mercado nos oferece ao penalizar companhias que seguem entregando excelentes resultados”, completa. 

Pensando nisso, o Money Times consultou 12 carteiras das principais corretoras e bancos do país para levantar as ações mais indicadas do momento.

No total, 69 ativos foram recomendados pelo menos uma vez, entre units, ações preferenciais e ordinárias.

Esse conjunto de papéis somou 103 indicações.

Jalles Machado JALL3
Pela terceira vez consecutiva, a Jalles Machado liderou as indicações do mês (Imagem: Reprodução/Jalles Machado)

A favorita

E com quatro indicações cada, os papeis da Santos Brasil (STBP3) e da Jalles Machado (JALL3) lideraram as preferências dos analistas em janeiro.

Para o Santander, que indicou a small cap, “a empresa possui ótima produtividade na área agrícola com 100% de cana própria”.

Além disso, segundo o banco, a ação está barata, negociada a um VF/EBIT (valor final do produto sobre lucro antes dos juros e tributos) atraente de 2,8 vezes, o que implica um desconto de cerca de 28% para os pares.

No caso da Santos Brasil, a Ágora recorda que apesar das preocupações do mercado, com a desaceleração econômica no Brasil e com a interrupção da cadeia de suprimentos global, os dados trimestrais e mensais continuam mostrando que a companhia pode continuar apresentando um sólido crescimento de Ebitda. 

“Ao lado do crescimento esperado do volume de contêineres de 17% em base anual em 2022, abaixo dos 22% em 2021, um aumento no preço de movimentação de contêineres de 18% deve se traduzir em um atraente crescimento de Ebitda de 58%”, argumenta.

Veja a lista:

Empresa Ticker Indicação
Jalles Machado JALL3 4
Santos Brasil STBP3 4
Aeris AERI3: 3
Arezzo ARZZ3 3
Intelbras INTB3 3
Minerva BEEF3 3
ABC Brasil ABCB4 3
Gerdau Metalúrgica  GOAU4 3
Fleury FLRY3 3

 

Participaram do levantamento: ÁgoraBB InvestimentosBTG PactualNu Invest, EliteGenialGuide InvestimentosItaú BBAMiraeÓramaSantander Terra.

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimentos

Última atualização por Renan Dantas - 05/01/2022 - 20:01

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto