Imposto de Renda

‘Queremos que a declaração seja 100% pré-preenchida no Brasil’, diz secretário da Receita Federal sobre Imposto de Renda

09 maio 2025, 12:09 - atualizado em 09 maio 2025, 12:09
imposto-de-renda-2025-receita-federal
Governo quer a declaração do IR 100% pré-preenchida; entenda - (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou nesta sexta-feira (9) que o objetivo do órgão é que a declaração do Imposto de Renda no Brasil seja “100% pré-preenchida”.

Durante cerimônia de campainha para o lançamento da calculadora ReVar, ferramenta para facilitar o cálculo de impostos, que ocorreu na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, Barreirinhas declarou que “está correndo” para concluir essa meta.

“Nosso objetivo é deixar a declaração totalmente pré-preenchida, sem multa para quem não fizer. Estamos correndo, investindo em tecnologia e capacitação para concluir isso ainda neste governo”, afirmou.

O secretário também disse que o país deverá ter, em breve, um arcabouço legal consolidando os programas de conformidade.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também esteve presente no evento, afirmou que o governo federal pretende digitalizar todo o sistema tributário brasileiro e indicou que o contribuinte não terá mais com o que se preocupar.

“Há um espaço enorme para que o investimento dos brasileiros em renda variável aumente”, disse Haddad, apontando que muitos deixavam de comprar ações no país pela dificuldade de calcular o imposto devido.

Ao comentar a reforma tributária, o ministro afirmou que ela representará uma transformação profunda no sistema atual.

“Vamos viver uma revolução no Brasil. Vamos sair de um inferno tributário para um ambiente transparente e simplificado”, disse.

Menos malha fina

Além da calculadora ReVar, a Receita Federal também implementou mudanças que tornam obrigatória a emissão eletrônica de todos os recibos de saúde.

Segundo Barreirinhas, cerca de 25% dos casos de contribuintes retidos na malha fina eram relacionados a despesas médicas.

Como funciona a calculadora ReVar

De acordo com o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, a calculadora ReVar tem facilitado a vida dos mais de 100 mil investidores que já a utilizam desde dezembro de 2024.

“Vamos desmitificar a ideia de que é complexo investir no Brasil”, afirmou.

Segundo a B3, a Revar importa os dados das operações realizadas pelos investidores diretamente da Bolsa, a partir das informações fornecidas pelas corretoras, para apurar ganhos ou prejuízos.

Quando há imposto a pagar, a calculadora também gera automaticamente o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Para utilizar a ferramenta, basta acessar a Área do Investidor no site da B3 e autorizar o compartilhamento de dados com a Receita Federal.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formado pela Universidade Nove de Julho, com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Com passagens pela redação da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural. Também foi líder de conteúdo no time do “Economista Sincero”. Atualmente é repórter no Money Times.
igor.grecco@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Nove de Julho, com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Com passagens pela redação da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural. Também foi líder de conteúdo no time do “Economista Sincero”. Atualmente é repórter no Money Times.
A Super Quarta vem aí!

Saiba o que esperar das decisões de juros no Brasil e nos EUA com o Giro do Mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar