‘Queremos que a declaração seja 100% pré-preenchida no Brasil’, diz secretário da Receita Federal sobre Imposto de Renda

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou nesta sexta-feira (9) que o objetivo do órgão é que a declaração do Imposto de Renda no Brasil seja “100% pré-preenchida”.
Durante cerimônia de campainha para o lançamento da calculadora ReVar, ferramenta para facilitar o cálculo de impostos, que ocorreu na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, Barreirinhas declarou que “está correndo” para concluir essa meta.
“Nosso objetivo é deixar a declaração totalmente pré-preenchida, sem multa para quem não fizer. Estamos correndo, investindo em tecnologia e capacitação para concluir isso ainda neste governo”, afirmou.
- ITUB4, MRVE3, TEND3 e PLPL3 reagem aos resultados do 1T25; Veja o que mais mexe com seus investimentos e as oportunidades de hoje no Giro do Mercado:
O secretário também disse que o país deverá ter, em breve, um arcabouço legal consolidando os programas de conformidade.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também esteve presente no evento, afirmou que o governo federal pretende digitalizar todo o sistema tributário brasileiro e indicou que o contribuinte não terá mais com o que se preocupar.
“Há um espaço enorme para que o investimento dos brasileiros em renda variável aumente”, disse Haddad, apontando que muitos deixavam de comprar ações no país pela dificuldade de calcular o imposto devido.
Ao comentar a reforma tributária, o ministro afirmou que ela representará uma transformação profunda no sistema atual.
“Vamos viver uma revolução no Brasil. Vamos sair de um inferno tributário para um ambiente transparente e simplificado”, disse.
Menos malha fina
Além da calculadora ReVar, a Receita Federal também implementou mudanças que tornam obrigatória a emissão eletrônica de todos os recibos de saúde.
Segundo Barreirinhas, cerca de 25% dos casos de contribuintes retidos na malha fina eram relacionados a despesas médicas.
Como funciona a calculadora ReVar
De acordo com o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, a calculadora ReVar tem facilitado a vida dos mais de 100 mil investidores que já a utilizam desde dezembro de 2024.
“Vamos desmitificar a ideia de que é complexo investir no Brasil”, afirmou.
Segundo a B3, a Revar importa os dados das operações realizadas pelos investidores diretamente da Bolsa, a partir das informações fornecidas pelas corretoras, para apurar ganhos ou prejuízos.
Quando há imposto a pagar, a calculadora também gera automaticamente o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
Para utilizar a ferramenta, basta acessar a Área do Investidor no site da B3 e autorizar o compartilhamento de dados com a Receita Federal.