Mercados

Radar do mercado: O que importa para a bolsa hoje, segundo 4 analistas

03 jan 2022, 10:01 - atualizado em 03 jan 2022, 10:01
Ponte de Westminster em meio à pandemia de Covid-19 em Londres
Ibovespa encerrou a semana passada em baixa de 0,1%. (Imagem: REUTERS/Henry Nicholls)

A variante ômicron continua a ser um dos destaques dos relatórios de abertura das corretoras nesta segunda-feira (3), primeiro pregão de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa encerrou a semana passada em baixa de 0,1%, aos 104 mil pontos, com pouco volume de negociação e em ainda um momento repercussão de incertezas quanto à covid-19.

Nesta segunda o Ibovespa futuro subia 0,64%, enquanto nos Estados Unidos a alta era de 0,5% e na Europa o avanço acontecia na mesma proporção. Na China, o índice de Hang Seng caiu 0,5%.

Veja o que dizem algumas das principais corretoras do país sobre esta segunda:

XP: Foco na agenda da semana

A XP Investimentos destaca que, na agenda da primeira semana de 2022, está a divulgação da ata do comitê de política monetária do Fed (na quarta-feira) e de números do mercado de trabalho dos Estados Unidos (na sexta-feira).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A corretora também chama a atenção para a prévia da inflação e vários indicadores de atividade econômica da Zona do Euro, todos relativos a dezembro.

“Já no lado doméstico, destaque para a divulgação do IGP-DI e da balança comercial também referentes ao último mês do ano, além dos resultados da produção industrial em novembro”, diz.

Genial: Ômicron segue gerando cautela

A Genial Investimentos lembra que, com pouco mais de um mês de sua primeira detecção, a rápida disseminação da variante ômicron tem feito com que países batam seus recordes de casos, especialmente na Europa.

No Brasil, a situação exige cautela, diz a corretora, que destaca que na quinta-feira (30) o Ministério da Saúde divulgou que havia 128 casos confirmados da nova variante no país, mas um levantamento feito pelo ITpS, apontou que 31,7% das infecções analisadas em 16 estados eram pela ômicron.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Apesar de um poder de contágio comparável aos piores vírus, já se sabe que sua reprodução nos tecidos pulmonares é menor e, por isso, a variante seria menos patogênica”.

Commcor: Início de ano tranquilo (ao menos até quarta)

A Commcor comenta que a primeira sessão do ano começa com disposição ao risco sendo observada nos principais mercados internacionais.

“Por mais que o ano prometa diversos motivos – locais e externos – para volatilidade, a virada do ano nos mercados foi tranquila e assim deve permanecer até ao menos a próxima quarta-feira, quando a ata da última decisão de política monetária nos EUA será divulgada”.

Modalmais: De olho no Executivo

A Modalmais destaca, entre outros assuntos, que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a desoneração da folha de pagamentos até 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a corretora comenta que “presidenciáveis têm sido alvo de muitos boatos e desinformação nas redes sociais, antecipando o tom tenso das disputas que acontecerão durante quase todo o ano de 2022”.

Expectativa de Ibovespa em alta seguindo exterior, dólar mais contido e juros em queda, diz a corretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar