Carteira Recomendada

Rainha dos dividendos: Vale (VALE3) tomba 15% no ano, mas ainda é aposta de 15 analistas para fevereiro; veja o porquê

06 fev 2024, 17:11 - atualizado em 07 fev 2024, 9:52
vale dividendos
Vale, Banco do Brasil e Vivo dividem pódio das melhores ações que pagam dividendos para fevereiro (Imagem: Reuters/Washington Alves)

Apesar da queda de 15% no ano, a ação da Vale (VALE3) foi, novamente, a mais recomendada pelos analistas quando o assunto é dividendos, de acordo com levantamento do Money Times. O papel recebeu 15 indicações para fevereiro, entre as 22 carteiras de bancos, corretoras e casas de análise.

Os analistas do BTG Pactual antecipam um ambiente operacional melhor para a Vale em 2024, com os mercados de minério de ferro caminhando para mais um ano de déficits e contínuas revisões positivas de lucros.

Além disso, eles esperam que a produção chinesa de aço bruto permaneça acima de 1 bilhão de toneladas, já que a demanda por infraestrutura/manufatura e exportações devem compensar um mercado imobiliário ainda fraco.

“Agora estamos mais confiantes de que a performance operacional mais fraca da empresa ficou para trás e que a produção/vendas e o desempenho de custos devem continuar a melhorar. Acreditamos que há muito pouco precificado nas ações neste momento”, dizem.

O Safra indica ainda que a mineradora deve continuar a gerar um fluxo de caixa sólido e manter níveis atrativos de remuneração aos acionistas. O dividend yield esperado para Vale este ano é de 8,8%, segundo projeções do banco.

Também vale ficar de olho

Entre as ações focadas em dividendos favoritas dos analistas, o Banco do Brasil (BBAS3) ocupa o segundo lugar, com 13 recomendações. Na sequência, aparecem as ações da Vivo (VIVT3), com 11 indicações.

Em relação ao banco estatal, os analistas do Safra afirmam que entregou resultados fortes no terceiro trimestre de 2023 (3T23), confirmando o bom momento em termos de resultado para este ano.

Além disso, diante de um cenário mais desafiador em termos de qualidade de crédito, o perfil defensivo da carteira de crédito do Banco do Brasil — com maior exposição ao agronegócio e a um perfil de pessoa física menos arriscado — traz segurança ao banco e uma melhor previsibilidade de resultados.

3ª colocada no ranking de dividendos

A Vivo, que recebeu o bronze no ranking para fevereiro, deve ver melhora no momento operacional ao longo dos próximos meses. O Santander espera que todas as unidades de negócios da companhia continuem mostrando fortes tendências.

Além de destacar o “valuation atraente” da Telefônica Brasil e o “maior dividend yield do setor”, o banco tem expectativas para:

  • mais um ano de crescimento real de faturamento, impulsionado tanto pelos segmentos móvel quanto fixo; e
  • evolução positiva na geração de fluxo de caixa livre (FCL), com a margem de fluxo de caixa operacional atingindo 18% em 2024.

As melhores ações para buscar dividendos em fevereiro

Ação Ticker Indicações
Vale VALE3 15
Banco do Brasil BBAS3 13
Vivo VIVT3 11
BB Seguridade BBSE3 10
Petrobras PETR4 10
Copel CPLE6 9
Engie EGIE3 8
Itaú Unibanco ITUB4 8
Eletrobras ELET3 5

Levantamento

O levantamento do Money Times levou em consideração as informações das carteiras de ações divulgadas por 22 instituições. Para fevereiro, foram indicadas 51 ações, somando 170 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva Investimentos,BB InvestimentosBTG PactualNu InvestElevenEmpiricus ResearchGenial InvestimentosGuide InvestimentosInter ResearchItaú BBAMirae AssetMyCapNova FuturaÓramaSafraSantanderTerra InvestimentosXP InvestimentosPagBankPlannerWarren.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.