AgroTimes

Ratinho Junior destaca vocação do Brasil e defende renovação na política: ‘geração de 1950 já fez sua parte’

22 maio 2025, 12:33 - atualizado em 22 maio 2025, 12:34
ratinho-junior-agroforum-agronegocio
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou que a vocação do Brasil está no agronegócio e na produção de alimentos. (Foto: Reprodução AgroForum BTG)

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou que a vocação do Brasil é a produção de alimentos. Durante o AgroForum Cuiabá, organizado pelo BTG Pactual, o gestor disse que o Brasil precisa ser “destravado” tendo o agronegócio como motor.

Ratinho Junior disse que sua visão é inspirada em países como Japão, Canadá, Estados Unidos e China, que atingiram o sólido crescimento econômico quando entenderam sua especialidade.

“A vocação do Brasil é produzir alimentos e nós temos que representar a excelência nesse mercado. O petróleo deixou de ser um problema. O problema do mundo para os próximos 30, 40 anos é comida e segurança alimentar”, afirmou.

  • VEJA TAMBÉM: Confira tudo o que está movimentando o agronegócio brasileiro com a cobertura especial do Agro Times; cadastre-se aqui

Segundo o governador, o Brasil é um país travado, com dificuldades para a implementação de investimentos em infraestrutura. Ele ainda disse que a nova geração na política representa uma oportunidade de trazer soluções para o país.

“O Brasil está sendo governado há 40 anos pelas décadas de 1950. Minha geração tem que assumir a responsabilidade de desenvolver o Brasil”, afirmou. Ainda, o governador do Paraná defendeu que o país possui boa arrecadação, mas gasta mal. Ratinho Junior tem 44 anos de idade.

A respeito de perspectivas para o futuro da política, Ratinho Junior defendeu a descentralização do poder. “Precisamos trazer uma cabeça transformadora que possa destravar o Brasil através dos estados e dos municípios, não em Brasília, só centralizando as decisões”, disse.

O governador afirmou que o Paraná está se transformando no “supermercado do mundo”, liderando a produção de proteína animal e ficando em segundo lugar na produção de grãos, atrás apenas do Mato Grosso.

Além disso, Ratinho Junior reforçou o papel do Brasil na transição energética. “Nós podemos ser a Arábia Saudita do biocombustível, de energia limpa”, disse.

BTG AgroForum Cuiabá

O CEO do BTG Pactual, Roberto Sallouti, abriu o evento destacando o crescimento do setor, por meio da tecnologia e foco na eficiência. Para ele, o agronegócio é a expressão viva da capacidade do Brasil de se adaptar e prosperar mesmo diante das adversidades.

Segundo o executivo, o agronegócio representa mais de R$ 25 bilhões em transações do BTG. Na área de crédito, o banco vem ampliando sua atuação, chegando a quase R$ 30 bilhões, cerca de 15% do portfólio da instituição.

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, também esteve presente na abertura e no primeiro painel. Para o gestor, a incapacidade do estado brasileiro de tornar o país mais produtivo é a grande dificuldade do Brasil.

Mendes afirmou que o Mato Grosso deve chegar a 110 milhões de toneladas produzidas entre milho, soja e algodão no estado. O crescimento da indústria de etanol e biodiesel também foi destacado.

O governador comentou a resiliência do Brasil frente ao cenário internacional, com a guerra tarifária promovida pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

“As cadeias estão muito bem protegidas. O Brasil está bem posicionado para as grandes incertezas do planeta, que são a segurança alimentar, transição energética e mudança climática”, disse.

Em relação à política, Mendes disse que hoje em Brasília “acontecem coisas muito piores do que nos tempos da lava-jato” e criticou a irresponsabilidade fiscal do Governo Federal nos últimos anos.

“A todo momento tem um político disposto a fazer populismo, independente do que pode acontecer amanhã. Decisões que se tomam hoje vão ser cobradas no futuro”, afirmou Mendes.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar