Economia

Reajuste salarial: Castro afirma que impacto no Orçamento de 2023 será de R$ 6,8 bilhões

13 dez 2022, 13:07 - atualizado em 13 dez 2022, 13:07
Reajuste
Castro disse que a intenção é aprovar a proposta sugerida por Lula, que vai elevar o salário mínimo para 1.320 reais, o que corresponde a um reajuste 3% acima da inflação (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O impacto do reajuste real do salário mínimo do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no Orçamento do próximo ano será de 6,8 bilhões de reais, disse o relator-geral da peça orçamentária do próximo ano, senador Marcelo Castro (MDB-PI), em entrevista coletiva nesta terça-feira.

Castro disse que a intenção é aprovar a proposta sugerida por Lula, que vai elevar o salário mínimo para 1.320 reais, o que corresponde a um reajuste 3% acima da inflação.

Segundo ele, o valor é superior ao da medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro na véspera, de 1.302 reais.

O senador disse ainda que, em seu parecer do Orçamento do próximo ano, há a previsão para a concessão de um reajuste para os servidores públicos federais do Poder Executivo que terá impacto de 11 bilhões de reais. Ele afirmou que o percentual de aumento previsto será o mesmo a ser concedido aos servidores do Legislativo e do Judiciário.

Castro disse esperar que a Câmara dos Deputados vote até a quarta-feira a PEC da Transição para depois disso votar o Congresso apreciar o Orçamento de 2023.

Segundo ele, a expectativa é que, se isso ocorrer, o Orçamento possa ser votado na Comissão Mista de Orçamento na quinta-feira pela manhã e no plenário na quinta à tarde ou na semana que vem.

O senador ressaltou que é preciso a votação da PEC para só depois se votar a peça orçamentária.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.