Cidades

Reclamações sobre empréstimos sem autorização aumentam 50% em SP

05 nov 2020, 19:38 - atualizado em 05 nov 2020, 19:38
Caixa Econômica Federal
Foram 2.445 reclamações até agosto de 2020, enquanto no mesmo período de 2019 foram 1.610 (Imagem: Cristina Indio do Brasil/ Agência Brasil)

Em 2020 houve um aumento de 51,8% nas reclamações de consumidores sobre empréstimos consignados liberados sem autorização, segundo o Procon de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram 2.445 reclamações até agosto de 2020, enquanto no mesmo período de 2019 foram 1.610.

As reclamações acontecem no momento em que o governo federal decidiu ampliar a margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia. O limite, que era de até 35% do valor do benefício, subiu para 40%.

O diretor executivo Procon-SP, Fernando Capez, informa que se for feito um empréstimo consignado sem autorização, ele deve ser desfeito imediatamente. “E a vítima não tem obrigação de efetuar nenhum pagamento sobre juros e correção, apenas de restituir o valor recebido indevidamente”, explicou. “A vítima devolve o valor recebido e a instituição financeira deve cessar imediatamente qualquer tipo de desconto e restituir com atualização monetária os valores que porventura tenham sido descontados”, completou o diretor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.brasil@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar