Agronegócio

Recuo do preço do leite na safra está moderado pela oferta crescendo menos

11 nov 2019, 9:52 - atualizado em 11 nov 2019, 9:56
Captação de leite cresce menos em plena safra e recuo do preço ao produtor é mais moderado (Grupo Araunah)

O setor leiteiro caminha em novembro para confirmar a tendência já acentuada em outubro: o preço pago ao produtor está em recuo, mas de forma moderada. A safra de segundo semestre vem com incremento menor de captação, em paralelo a um consumo também mais frio.

No levantamento da Scot Consultoria, o preço médio, ponderado em 18 estados, pago em outubro sobre a matéria-prima entregue em setembro caiu 0,58%, perfazendo R$ 1,193 o litro.

“Se viermos para alguns estados do Sul e Sudeste, encontramos negócios de R$ 1,30 a R$ 1,35, quando não de R$ 1,40 a R$ 1,45 nos casos de contratos de bonificações, sem considerar o frete”, detalha Rafael Ribeiro de Lina, analista responsável pelo leite na Scot.

Em setembro, a captação cresceu 0,7% e em outubro, nos levantamentos parciais, foi de 1,5%, ainda assim é uma oferta crescendo menos.

Além de chuvas atrasadas, com efeito na qualidade das pastagens, a Scot também enxerga um custo de produção mais caro vindo do milho, o que ajuda a inibir a expansão mais forte da produção

 

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.