Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Registros imobiliários estarão digitalizados a partir de 15 de fevereiro

Zeca Ferreira
27/01/2022 - 11:31
Fachada CNJ
Determinação foi feito pelo CNJ em dezembro de 2021. (Imagem: Agência CNJ/Gil Ferreira)

Os cartórios brasileiros devem se integrar ao Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) até 15 de fevereiro. A determinação foi feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em dezembro passado. Segundo o órgão, a integração permitirá universalizar as bases de dados dos registros imobiliários, trazendo mais segurança e acessibilidade às informações.

Criado no final de 2019, o SREI oferece à população um ponto único de acesso para solicitar serviços de registro a qualquer cartório do Brasil. O sistema também facilita o compartilhamento de informações entre os cartórios, o Poder Judiciário, a administração pública e o público em geral.

Para a juíza auxiliar da Corregedoria, Maria Paula Cassone Rossi, “a implementação integral do sistema agregará segurança, celeridade e eficiência aos registros imobiliários de todo o país, trazendo benefícios inestimáveis à população”.

O sistema conta com diversos serviços online, como pedido de certidões, visualização eletrônica da matrícula do imóvel, pesquisa de bens por CPF ou CNPJ, entre outros.

Atualmente, todas as serventias do serviço de registro de imóveis do país contribuem com 0,8% dos seus ganhos brutos para manutenção do SREI.

Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Zeca Ferreira - 27/01/2022 - 11:36

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto