CryptoTimes

Reguladora europeia pede pela proibição de mineração cripto “proof-of-work”

19 jan 2022, 12:12 - atualizado em 19 jan 2022, 12:12
mineração bitcoin BTC
“Proof-of-work” (PoW) e “proof-of-stake” (PoS) são dois modos pelos quais mineradores de criptomoedas atingem consenso – usados para verificar transações e criar novos tokens (Imagem: Unsplash/Michael Förtsch)

O vice-presidente de uma reguladora europeia pediu pela proibição da mineração “proof-of-work” (PoW), manifestando preocupações quanto ao gasto energético desse mecanismo de consenso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Erik Thedéen, vice-presidente da Autoridade Europeia de Mercados e Valores Mobiliários (ESMA, na sigla em inglês), disse que reguladoras na Europa deveriam considerar a proibição da mineração proof-of-work em favor da mineração “proof-of-stake” (PoS), segundo um informe do Financial Times.

PoW e PoS são dois modos pelos quais mineradores de criptomoedas atingem consenso – usados para verificar transações e criar novos tokens. Proof-of-stake, o mais novo dos dois modelos, depende de um menor grupo de validadores dentro do processamento de transações.

Thedéen, que foi nomeado vice-presidente em dezembro de 2021, chamou a mineração de bitcoin (BTC) de “um problema nacional” em seu país nativo, a Suécia.

“A solução é banir proof-of-work”, disse ele ao Financial Times. “Proof-of-stake tem um perfil energético significativamente mais baixo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thedéen também é diretor geral da Autoridade de Serviços Financeiros da Suécia e presidente de finanças sustentáveis na Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários, um órgão global de reguladoras de valores mobiliários e futuros.

Os comentários do vice-presidente dão continuidade a apontamentos semelhantes feitos pela reguladora sueca em novembro do ano passado.

Mineradores cripto estão sob grande pressão quanto ao consumo de energia. Recentemente, Kosovo proibiu a mineração cripto em meio a blecautes de energia, devido à crise energética local. 

O preço das ações de algumas das maiores mineradoras cripto no mundo de capital aberto caiu pela metade desde novembro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar