BusinessTimes

Parcerias e ações em NY: Relembre a trajetória da Eve, empresa de ‘carros voadores’ da Embraer (EMBR3)

26 jun 2022, 12:30 - atualizado em 27 jun 2022, 9:03
eve
A Eve já realizou uma série de parcerias que têm o propósito de desenvolver o ecossistema de mobilidade aérea urbana no mundo (Imagem: Divulgação/Avantto)

Fundada em outubro de 2020, a Eve é uma das principais apostas da Embraer (EMBR3) para a nova fase da indústria aérea global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde sua chegada no mercado, a empresa de “carros voadores” vem realizando uma série de parcerias que visam acelerar o desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) em todo o mundo.

Com a Halo, empresa de operações de táxi aéreo de helicóptero, a Eve fechou uma parceria para desenvolver produtos e serviços do ecossistema de UAM nos EUA e no Reino Unido, incluindo um pedido de 200 unidades do eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) da Eve, com início de entrega previsto para 2026.

Na época do anúncio da parceria, a encomenda representava uma das maiores na indústria de UAM.

O co-CEO da Eve, Andre Stein, via a parceria como um passo importante para a empresa assumir sua posição como líder global na indústria de mobilidade aérea urbana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da encomenda, a parceria contempla um desenvolvimento contínuo do sistema de gestão de tráfego aéreo urbano da Eve, bem como as ofertas de serviços e operações de frotas que a companhia oferece como integradora de ecossistema para operações de UAM.

Mobilidade aérea urbana no Brasil

Desde o anúncio da parceria com a Halo, novos acordos foram celebrados entre a Eve e outras empresas do setor.

Outra parceria anunciada pela Eve foi com a Helisul, um dos maiores operadores de helicópteros da América Latina. Eve e Helisul já haviam trabalhado juntas há anos.

As empresas colaboram para criar soluções de mobilidade aérea urbana (UAM), aproveitando a infraestrutura de táxi aéreo existente no Brasil para o uso de eVTOLs da Eve. A collab tem um pedido de até 50 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), com previsão de entrega também para 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A parceria inclui um trabalho conjunto para testar o uso de helicópteros para validar parâmetros que poderão ser aplicados às futuras operações do eVTOL.

Em fato relevante divulgado na época, a Embraer disse que a parceria desenvolveria novos serviços e procedimentos que podem criar um ambiente seguro e escalonável para a expansão das operações do eVTOL, com foco em aspectos críticos de design que atenda a todos os usuários, incluindo como maximizar a acessibilidade e inclusão em “vertiportos” e nas operações de embarque do eVTOL.

Além das parcerias citadas, a Eve também tem acordos com Helipass, Bristow, AvanttoWiderøe Zero, Sydney Seaplanes, Azorra, Republic Airways, Sky West, Falko, Global Crossing e Acciona.

Fusão com Zanite e Eve na Bolsa de Nova York

Em dezembro de 2021, a Eve anunciou um acordo de combinação de negócios com a Zanite, companhia de aquisição de propósito específico focada no setor de aviação. A fusão dos negócios atribuiu à Eve avaliação de US$ 2,4 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a conclusão da transação, a Zanite passou a se chamar Eve Holding, que começou a ser negociada na Nyse, Bolsa de Valores de Nova York, em maio deste ano. As ações estrearam em forte queda de 23,5%, cotadas a US$ 8,66.

Desde sua estreia, os papéis da companhia conseguiram se recuperar, e atualmente acumulam uma leve alta de 0,5%.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar