Renault vende participação de 26,4% da operação do Brasil para chinesa Geely
O grupo francês Renault disse que assinou um acordo com a chinesa Geely pelo qual a Geely deterá uma participação de 26,4% na Renault do Brasil, conforme comunicado da empresa nesta segunda-feira.
Como parte do acordo, a Geely terá acesso à fábrica da Renault do Brasil em São José dos Pinhais, no estado do Paraná, para montar seus veículos e distribuí-los por meio da rede de vendas da Renault.
Já a Renault usará a arquitetura de veículos da Geely para ampliar sua linha com veículos de zero e baixa emissão.
Com o acordo, o Grupo Renault e a Geely reforçam sua presença no Brasil e aceleram o desenvolvimento de suas respectivas marcas num mercado responsável por mais de 40% dos emplacamentos de veículos na América Latina no primeiro semestre de 2025, acrescentou a empresa.
“A parceria que anunciamos hoje com a Geely no Brasil marca um passo decisivo em nossa estratégia internacional. Ela estabelece uma cooperação ágil, baseada na excelência industrial e na liderança tecnológica. Mais uma vez, a combinação de nossas forças nos tornará mais competitivos, mais inovadores e mais ágeis em um mercado automotivo em rápida evolução”, disse o presidente-executivo da Renault, François Provost.
Em junho, a Geely anunciou que iria assumir, junto com sua controladora Geely Holding, uma participação de 26,4% em uma joint venture controlada pela Renault, à medida que ambas as empresas buscam cooperação na produção e venda de carros no Brasil.