CDB

Renda fixa em dólar: Tipo de CDB que rende 5,65% ao ano e mais a variação da moeda

01 abr 2023, 13:00 - atualizado em 31 mar 2023, 10:59
Renda fixa em dólar
Renda fixa em dólar está em seu melhor momento, contando com os juros nos EUA no patamar mais elevado desde a crise financeira de 2008. (Imagem: Pexels)

A renda fixa em dólar permite que o investidor no Brasil também empreste dinheiro e o recebe de volta com juros, contando ainda com variação da moeda norte-americana contra o real. Nos últimos cinco anos, o dólar se valorizou 50% ante o real.

O investidor brasileiro já está bastante acostumado com o funcionamento dos CDBs (Certificados de Depósito Bancário), quando se empresta dinheiro para bancos e financeiras. E que tal seria fazer empréstimos para bancos dos EUA e receber tudo em dólar.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Isso é o que os títulos de renda fixa norte-americanos conhecidos como CDs (Certificados de Depósito) o fazem. No momento, é possível encontrar bancos que oferecem taxas prefixadas de até 5,65% ao ano, para prazos de vencimentos em 12 meses.

No C6 Bank, com aporte mínimo de US$ 500, os CDBs dos EUA prefixados de um ano podem ser acessados. As taxas variam diariamente segundo as condições de mercado.

Rafael Haddad, planejador financeiro do banco, afirma que a expectativa é de que as taxas de juros dos produtos de renda fixa americana comecem a cair, conforme o mercado avalia que o ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos está mais perto do final.

Hora da renda fixa em dólar

Após a última reunião do Federal Reserve (banco central dos EUA), o intervalo da taxa de juros dos Estados Unidos passou a 4,75% a 5% ao ano, o mais alto desde 2008. As expectativas de taxas de juros dos membros do comitê de política monetária sinalizam taxa terminal em torno de 5,1%.

“Investir em uma opção de renda fixa nos Estados Unidos com juro prefixado é uma chance de travar esse patamar de juros por um período mais longo”, diz Haddad.

Os investimentos em dólar também permitem diversificar geograficamente a carteira de investimentos, ao mesmo tempo que garantem uma proteção em caso de oscilações cambiais. A projeção dos economistas do C6 Bank é que o dólar encerre 2024 a R$ 6.

Clientes que investem no Global Invest, conta para investimentos no exterior do C6 Bank, contam com o diferencial tributário de só recolher Imposto de Renda quando os recursos aplicados forem retirados da conta de investimento internacional. Além disso, podem compensar perdas e ganhos dentro da estrutura disponibilizada pelo C6 Bank.

Isso significa que um investidor que perde dinheiro com aplicação em renda variável, por exemplo, pode compensar a perda com os ganhos obtidos em outras aplicações, como título de renda fixa.

O portfólio de produtos no exterior do banco inclui bonds (semelhante a debêntures), treasuries (semelhante ao Tesouro Direto), produtos de renda variável e fundos, entre outras opções.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.