Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Renda Fixa: número de investidores dispara 17% no 1T22, revela estudo da B3

Lucas Eurico Simões
19/05/2022 - 14:10
Renda Fixa, Dividendos, Investimentos
Número total de investidores em renda fixa chega a 10,4 milhões e o resultado teve impulso da disparada da taxa Selic, segundo a B3 (Imagem: Shutterstock)

A renda fixa atraiu muitos investidores devido ao ciclo de alta intenso da taxa Selic, hoje a 12,75% ao ano. O número total de investidores e o valor de custódia na modalidade em 2022 refletem o movimento nos mercados.

O número total de investidores posicionados em renda fixa é de 10,4 milhões, salto de 17% nos últimos 12 meses, segundo levantamento da B3 (B3SA3) relativo ao primeiro trimestre (1T22).

O impulso nos investimentos de renda fixa também foi visto no valor de custódia, cuja soma foi de R$ 1,182 trilhão, crescimento de 38% no período.

Mas isso não quer dizer que os investidores  abandonaram de vez as aplicações em renda variável. O estudo da Bolsa brasileira aponta que a palavra do momento é a diversificação.

Na avaliação da B3, a disparada da taxa Selic da mínima de 2% ao ano para o patamar atual provocou um movimento de diversificação nas carteiras de investimentos, não um movimento de fuga de capital completa.

“Efeito Selic” não matou a renda variável

No universo da renda variável, o número de investidores deu um salto de mais de 40% entre abril de 2021 e março deste ano.

A quantidade de CPFs cresceu 44% (com a entrada de 1,3 milhão de novos investidores, totalizando 4,3 milhões), e a quantidade de contas de pessoas físicas subiu 41%, pois uma mesma pessoa pode ter conta em mais de uma corretora.

“A diversificação dos investimentos tem se intensificado, mesmo durante esse ciclo de alta da taxa de juros. Por isso, estamos trazendo para o mercado mais dados, com uma visão integrada de renda fixa e renda variável, nos mais diversos produtos financeiros”, afirma Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes e pessoa física da B3.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 19/05/2022 - 14:10

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto