Giro do Mercado

Resultados da Vale (VALE3) animam o mercado e reforçam potencial de dividendos de dois dígitos, avalia analista

31 out 2025, 15:09 - atualizado em 31 out 2025, 15:09

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A temporada de resultados corporativos no terceiro trimestre de 2025 (3T25) segue movimentando o mercado nesta sexta-feira (31). Entre os principais papéis do Ibovespa (IBOV), a Vale (VALE3) é um dos destaques do dia.

No Giro do Mercado de hoje, a jornalista Paula Comassetto recebeu Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, que destacou que o momento positivo para a mineradora já vem se consolidando há algumas semanas.

  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

“Tivemos um relatório de produção positivo, que já apontava para resultados favoráveis, e isso se confirmou com a divulgação do resultado de ontem”, afirmou Hungria.

O analista destacou o aumento de receita e de Ebitda no 3T25, sustentados pela produção maior e uma estratégia de comercialização que favoreceu os prêmios de negociação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele ressaltou ainda o bom desempenho da divisão Vale Base Metals (VBM), especialmente em cobre e níquel.

“Vimos uma surpresa bem relevante no segmento da VBM. O Ebitda mais que dobrou e a receita aumentou mais de 20%. A companhia aproveitou para reduzir o guidance em US$ 500 por tonelada para cobre, o que é uma redução relevante”, disse.

Hungria avaliou que, se a Vale conseguir “acertar a mão” nessa divisão, voltada à produção de metais estratégicos para carros elétricos e baterias, a empresa pode alcançar múltiplos de mercado mais altos.

Sobre dividendos, o analista afirmou que, embora o mercado ainda não espere pagamentos extraordinários no curto prazo devido a obrigações com Brumadinho e Mariana, a melhora de resultados e o fluxo de caixa mais forte abrem espaço para retornos mais robustos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tudo indica que a Vale vai ter uma melhor capacidade para pagamento de dividendos extraordinários. Juntando ordinários e extraordinários, podemos estar falando de um dividendo que pode chegar à casa dos dois dígitos, cerca de 10% ou 11%”, afirmou Hungria.

O especialista também avaliou os números da Telefônica (VIVT3) no 3T25. Hungria considera que a companhia demonstrou evolução em vários segmentos, portanto a queda das ações hoje (recuam mais de 4%), não são justificadas pelo resultado.

“A Vivo subiu bem nas últimas semanas, então parte dessa queda é realização.”

Já sobre a Gerdau (GGBR4), o analista avaliou que o resultado do trimestre veio em linha com o esperado, com fragilidade nas operações brasileiras compensada pelo desempenho sólido nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O analista destacou que o fluxo de caixa melhorou e que a companhia segue com programa de recompra e pagamento de dividendos.

Hungria considera que a temporada está em um momento neutro. Segundo ele, as atenções do mercado se voltam agora para o setor de varejo, que tende a ser mais sensível à taxa Selic e às condições de crédito.

“Por enquanto, a gente está num terreno neutro. Algumas empresas vêm um pouco acima, outras um pouco abaixo, mas nenhuma grande surpresa até agora”, disse.

O programa ainda abordou o desempenho dos mercados globais e outros destaques corporativos. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar