Empresas

Retornos aos acionistas: Eneva (ENEV3) aprova programa de recompra de até 50 milhões de ações

06 jan 2025, 8:15 - atualizado em 06 jan 2025, 8:15
eneva
A Eneva anunciou programa de recompra de até 50 milhões de ações da companhia (Imagem: Divulgação/Eneva)

O conselho de administração da Eneva (ENEV3) aprovou programa de recompra de até 50 milhões de ações da companhia, mostra fato relevante enviado ao mercado no domingo (05). Até a data, a quantidade de ações equivalem a 2,58% das ações totais da companhia e de cerca de 2,59% do total em circulação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aprovação de um programa de recompra pode ter diversas motivações, como a crença pela empresa de que as ações estão baratas; distribuição de ações aos executivos como bônus sem a emissão de novos papéis; geração de valor ao acionista.

Segundo a Eneva, o objetivo do programa anunciado é maximizar a geração de valor ao acionista por meio de uma administração eficiente da alocação de capital, considerando o potencial de rentabilidade das ações e visando proporcionar maiores retornos futuros.

“Com relação a seus efeitos econômicos, o programa de recompra poderá proporcionar aos acionistas um eventual aumento do percentual de participação na companhia, na hipótese de cancelamento das ações a serem mantidas em tesouraria”, diz o documento

Com o cancelamento de ações, o acionista ganha ao ficar com uma participação proporcionalmente maior. No entanto, como contrapartida, os papéis perdem liquidez na bolsa, tendo em vista que menos ações são negociadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prazo máximo para a aquisição de ações por meio deste programa de recompra é de até 18 meses, ou seja, até 05 de julho de 2026, cabendo a diretoria executiva a definição das datas em que a recompra ocorrerá de fato.

A companhia do setor de energia detalha ainda que as aquisições de ações ocorrerão a preço de mercado na B3, à conveniência da Eneva, tendo vista o valor de cotação e os recursos de caixa, respeitando os limites previstos no programa de recompra.

“Também está autorizada, no âmbito do programa de recompra, a celebração de contratos derivativos referenciais em ações da companhia, com contrapartes a serem definidas pela administração”.

Ações da Eneva nos holofotes

Na última semana — a primeira de 2025 — os papéis da Eneva ocuparam posições de destaque na bolsa, tanto na ponta positiva quanto na negativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ENEV3 disparou mais de 5% e liderou os ganhos do Ibovespa (IBOV) na sexta-feira (3), na tentativa de recuperar as perdas da véspera.

Na véspera (2), os papéis da Eneva encerraram o pregão com queda de mais de 9% após a publicação de uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) com novas regras de leilão de capacidade para térmicas e hidrelétricas — que deve retirar a companhia do certame.

Em resumo, a portaria permite a contratação de térmicas existentes para os anos de 2025, 2026 e 2027. Para os três anos seguintes, a regra determina que apenas térmicas novas podem participar do leilão.

A Eneva, por sua vez, encerra os contratos dos ativos Parnaíba 1Paraíba 2 e Parnaíba 3 em 2027. A nova regra prevê o início do suprimento em junho deste ano, o que deve impedir a companhia de participar do novo leilão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa também deve seguir fora dos leilões até 2030, com a regra determinando apenas a participação de usinas novas.

Por outro lado, as medidas devem beneficiar a Petrobras (PETR4;PETR3) e a Âmbar Energia.

*Com Liliane de Lima

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar