Colunistas

Robert Kiyosaki: Os traders precisam da ignorância da classe média sobre o mercado de ações

20 jun 2020, 11:00 - atualizado em 21 jun 2020, 11:21
Mercados Europa DAX
“Os traders precisam que a classe média invista no longo prazo, assim eles podem lucrar com a ignorância dela por meio das operações”, afirma Kiyosaki (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Caro Leitor,

Quando eu era criança, tinha um jogo bem popular chamado “Risco”. Ele se passa na era napoleônica, e você controla um exército e uma seção no tabuleiro.

O objetivo do jogo é simples: dominar o mundo. É um jogo sem piedade e que requer muita inteligência e muito planejamento. Não é um jogo para otários.

No livro “O Segredo dos Ricos: as 8 novas regras para lidar melhor com o dinheiro”, eu escrevi sobre como as pessoas que jogam segundo as regras antigas do dinheiro — vão para a faculdade, conseguem um emprego e investem em um portfólio diversificado de ações, títulos e fundos mútuos — estão na verdade jogando para perder. Isso é especialmente verdadeiro no caso de investimentos no mercado acionário voltados para a aposentadoria ou veículos financeiros de Wall Street.

Aqueles que investem no mercado acionário pensando na aposentadoria e em veículos financeiros criados por empresas de Wall Street apostam que o mercado vai subir.

Estão investindo em busca de ganhos de capital em vez de fluxo de caixa. O problema é que o dinheiro de verdade é feito por meio de negociação — via venda de ativos, não por meio da sua manutenção.

Os traders precisam que a classe média invista no longo prazo, assim eles podem lucrar com a ignorância dela por meio das operações — com frequência operações altamente complexas que se beneficiam das oscilações do mercado e exigem grande inteligência financeira.

De acordo com o site do jogo “Risco”, a seguir estão algumas estratégias sugeridas para ser um vencedor no jogo de tabuleiro. As regras são bem parecidas às do jogo que se joga em Wall Street.

Foco na meta e no objetivo

No jogo de tabuleiro “Risco”, o objetivo é a dominação total do mundo, sem piedade.

O objetivo é o mesmo nas negociações em Wall Street. Esse não é um jogo de caridade. É um jogo de altas apostas onde quem ganha ganha muito e quem perde perde feio.

Você tem que crescer para vencer

No jogo de tabuleiro “Risco”, você tem que montar um grande exército e acumular muito capital para dominar o mundo.

No jogo de Wall Street, você próprio também tem que crescer. Ao fazer isso, ganha amigos no governo que fazem vista grossa à vantagem injusta que você possui e você ganha acesso privilegiado para fazer movimentações financeiras inteligentes com base no que sabe, enquanto os pequenos se ferram.

Faça grandes ataques

Pequenos ataques no jogo de tabuleiro “Risco” não valem pra nada. Você tem que fazer grandes ataques, de larga escala, para vencer. Os riscos são maiores, mas os benefícios compensam.

No jogo das operações de risco, a regra é a mesma. Pequenos negócios com pouco risco não valem nada. Por que? Porque os traders ganham dinheiro na forma de bônus com base no tamanho da negociação.

Não hesite em eliminar um jogador da disputa

No jogo de tabuleiro, não há espaço para piedade. Seja o seu melhor amigo de infância ou um completo estranho, você precisa tratar todos os oponentes da mesma forma  — e deve eliminá-los assim que tiver uma chance.

O mesmo é válido para o mundo financeiro. Como diz o velho ditado, “Não há vítimas em Wall Street, apenas tolos”. Os traders não são piedosos e vão sacrificar você, a mim, a toda a economia para ganharem a parte deles e da empresa onde trabalham. Eles não estão preocupados com o que é melhor para você  — mas com o que é melhor para eles.

“A única forma de entender as regras é aumentar o seu QI financeiro”, escreve o colunista (Imagem: Reuters/Luisa Gonzalez)

Conheça o mapa

O site do jogo “Risco” diz o seguinte: “Novos jogadores são carne fresca com enormes egos”. Eu traduzo isso para: “Pessoas que não conhecem as regras do jogo serão comidas vidas”.

O mesmo é válido para o mundo das negociações de risco da vida real. Os que possuem pouca inteligência financeira, que vivem segundo as velhas regras do dinheiro, serão comidos vivos pelos traders de Wall Street.

Eu quero ver você vencer. Para isso, você precisa entender as regras do jogo. A única forma de entender as regras é aumentar o seu QI financeiro.

Por exemplo, agora que você conhece as regras de Wall Street, você pode começar a aprender como jogar com base nessas regras. Isso pode significar aprender como ser um melhor trader.

Que tipo de investidor é você?

Essa é uma pergunta que os agentes de seguro fazem caso você esteja prestes a ter um seguro com cobertura insuficiente. A mesma pergunta os jogadores fazem a si mesmos quando colocam um punhado de dinheiro na mesa durante uma partida de “Vinte-e-um”.

E o mesmo ocorre quando paraquedistas de primeira viagem questionam: você fica confortável com qual nível de risco?

Quando a questão é trabalhar com planejadores financeiros e corretores de ações, eles sempre vão querer saber se você tem perfil conservador ou agressivo no que se refere a investimentos. Infelizmente, eles sequer percebem que essa é a pergunta errada.

Uma brilhante mulher de negócios que conheço uma vez me disse que o motivo pelo qual ela não investia nas mesmas oportunidades que invisto é porque ela era conservadora. Na verdade, eu argumentaria que ela não é conservadora  — ela não tem educação financeira.

Isso me leva à pergunta que os consultores financeiros deveriam estar fazendo: você é educado ou não no que se refere aos seus investimentos?

Dizer que você é “conservador” é apenas uma desculpa que facilmente poderia ser traduzida por: “Não tenho educação financeira, tenho medo, não sei o que fazer e não quero dedicar o tempo necessário para aprender”.

Como você vê, a sabedoria convencional da maioria dos planejadores financeiros é “quanto maior o retorno, maior o risco”. Mas isso não é puramente verdadeiro.

Vou te dizer o que é verdade: quanto menor a sua inteligência financeira, maior o risco; e quanto maior sua inteligência financeira, menor o risco.

A verdade sobre risco

Tantas pessoas pensam erroneamente que investir é arriscado quando na verdade o investidor é que representa risco. Pense sobre isso: um investimento é apenas um investimento, seja um negócio, um imóvel, uma ação ou uma commodity. É você, investidor, que determina se um investimento específico é um investimento bom ou ruim para você.

“O megainvestidor Warren Buffett já disse: “Risco é não saber o que você está fazendo”. E a palavra-chave aqui é você, não o investimento”, argumenta (Imagem: Reuters/Scott Morgan)

Nem todo investimento que você escolher será um bom investimento, assim como nenhum investidor tem em seu histórico escolhas 100% vencedoras. Ainda assim, quanto mais conhecimento você tiver, maiores as suas chances de se dar bem.

Esta é uma outra forma de examinar essa teoria: um carro que está sendo conduzido por um motorista experiente a 40 km/h pode ser considerado um risco? Considere agora o mesmo carro, na mesma velocidade, sendo conduzido por um motorista bêbado. Ele se torna uma arma letal. Não é o carro, é o motorista. Não é o investimento, é o investidor.

Como você pode imaginar, eu não gosto de correr riscos com o meu dinheiro. Nem Kim. Nem nossos amigos investidores próximos. Nós estudamos, pesquisamos, nos tornamos mais experientes. Se eu já assumi riscos? Sim, já investi em ações sobre as quais não sabia praticamente nada a respeito.

Já tomei a estúpida decisão de entregar dinheiro para um gestor de recursos e cegamente segui suas recomendações. Até já investi em um negócio de um fundo de hedge que suspeitava ser bom demais para ser verdade. E imagina o que aconteceu? Era mesmo.

Redefinindo o significado de risco

O megainvestidor Warren Buffett já disse: “Risco é não saber o que você está fazendo”. E a palavra-chave aqui é você, não o investimento.

Ao longo dos anos, passei a definir risco como um investimento imprudente sem conhecimento (em inglês, RISK = Reckless Investing Sans Knowledge). No mundo dos investimentos, não há investimento que seja 100% seguro, isento do risco de perdas, mas há coisas que você pode fazer para reduzir os riscos e aumentar a segurança:

  • Ofereça a si próprio educação financeira
  • Ganhe experiência prática ao ativamente investir seu dinheiro
  • Entenda o investimento e o retorno sobre o investimento
  • Tenha controle sobre os seus investimentos
  • Passe a ser o seu próprio consultor financeiro

Eu te encorajo a parar de jogar segundo as velhas regras do dinheiro e, em vez disso, investir na sua educação financeira. É preciso estar ciente de que a única pessoa que pode salvá-lo financeiramente é você mesmo. Você não pode contar com os outros jogadores porque o objetivo deles é vencer — e isso inclui derrotar você.

Você tem que contar com você mesmo e com a sua mente. É por isso que eu prego que conhecimento é o novo dinheiro. Você só pode vencer se você souber como jogar.

Abraço.

Robert Kiyosaki é autor do best seller Pai Rico, Pai Pobre, além de outros 25 livros sobre finanças. Ele passou sua carreira trabalhando como educador financeiro, empresário, investidor de sucesso, magnata do mercado imobiliário e palestrante motivacional. Robert também é o responsável pela Rich Dad Company, uma empresa que ele criou em 1997 para comercializar seus livros e jogos.
robert.kiyosaki@moneytimes.com.br
Robert Kiyosaki é autor do best seller Pai Rico, Pai Pobre, além de outros 25 livros sobre finanças. Ele passou sua carreira trabalhando como educador financeiro, empresário, investidor de sucesso, magnata do mercado imobiliário e palestrante motivacional. Robert também é o responsável pela Rich Dad Company, uma empresa que ele criou em 1997 para comercializar seus livros e jogos.